Novos Estudos recebe nota A1 na avaliação Qualis Periódicos

Nota

 

11 jan. 2022
[Editorial]

A Capes divulgou, no dia 29 de dezembro, a lista preliminar do Qualis Periódicos, a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020. A revista Novos Estudos foi classificada como A1, a maior nota, em dezesseis áreas de avaliação, dentre as quais se destacam: Antropologia/Arqueologia; Artes; Ciência Política e Relações Internacionais; Direito; Economia; Educação; Filosofia; Interdisciplinar; Linguística e Literatura e Sociologia.

Entre 2017 e 2020, a Novos Estudos publicou 120 textos em doze edições, além de uma edição especial intitulada “Dinâmicas da crise”, publicada em junho de 2017. Dentre os dossiês organizados por diversos/as pesquisadores/as, destacam-se: “Policy transfer, diffusion and circulation”, por Osmany Porto de Oliveira; “Políticas sociais e redistribuição”, por Nadya Araujo Guimarães e Renata Bichir; “Política industrial”, por Mario Sergio Salerno; “STF em discussão”, por Samuel Barbosa; “Balanço crítico da economia brasileira (2003-2016)”, por Fernando Rugitsky; “30 anos da Constituição Brasileira”, por Maria Hermínia Tavares de Almeida; “Conviviality”, por Marcos Nobre e Sérgio Costa; “Desigualdades em saúde no Brasil e em Moçambique”, por Laura Trajber Waisbich, Alex Shankland, Gerald Bloom e Vera Schattan P. Coelho; “‘Crimes’, territórios e sociabilidade”, por Vera da Silva Telles; “Subjetividades periféricas”, por Moisés Kopper e Matthew Richmond; “Raça, desigualdades e políticas de inclusão”, por Márcia Lima e Luiz Augusto Campos e “Juventude e trabalho”, por Nadya Araujo Guimarães.

A Novos Estudos publicou também ensaios visuais de Alice Miceli, Carla Chaim, Gabriel Giucci, Lalo de Almeida, Luli Penna, Maria Laet, Maxwell Alexandre, Regina Parra, Rosana Paulino, Rosângela Rennó e Santídio Pereira. Todos os artigos são de acesso aberto e podem ser consultados na página da revista na Coleção SciELO Brasil. Já os ensaios visuais, os artigos e todo o acervo da revista desde seu primeiro número podem ser consultados no site: https://novosestudos.com.br.

 

Mudanças nos parâmetros

A Avaliação Quadrienal divulgada pela Capes apresentou novidades nas classificações dos periódicos e revistas acadêmicas. Nas classificações de 2010-2012 e 2013-2016, os veículos recebiam classificações em estratos indicativos de qualidade A1 – o mais elevado –, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C (peso zero). Na classificação do quadriênio 2017-2020, os periódicos foram segmentados em três estratos: os de alto impacto (A1 – o mais elevado, A2, A3, A4); os de médio impacto B1, B2, B3, B4; e os de baixo impacto C (peso zero). As notas divulgadas são preliminares e as revistas e programas de pós-graduação podem apresentar recursos solicitando revisão dos resultados até o dia 19 de janeiro de 2023.

Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 1988, o Qualis Periódicos é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil. As notas dos periódicos e o histórico das avaliações anteriores podem ser consultados na Plataforma Sucupira.

Fontes: Capes e Plataforma Sucupira.