Edição 115 - Volume v. 38 | n. 3 - set.-dez. 2019
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Dossiê / Dossiê
DOSSIÊ “CRIMES”, TERRITÓRIOS E SOCIABILIDADE: COMPARAÇÕES ENTRE RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO | Apresentação: Figurações da "guerra urbana": perspectivas Rio de Janeiro-São Paulo
“CRIMES”, TERRITORIES AND SOCIABILITY: COMPARISONS BETWEEN RIO DE JANEIRO AND SÃO PAULO DOSSIER | Introduction: Figurations of the "Urban War": Rio de Janeiro-São Paulo Perspectives
Vera da Silva Telles
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(Des)continuidades na experiência de “vida sob cerco” e na “sociabilidade violenta”
(Dis)continuities in the Experience of “Life Under Siege” and “Violent Sociability”
Luiz Antonio Machado da Silva e Palloma Valle Menezes
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Crime, guerra e paz: dissenso político-cognitivo em tempos de extermínio
Crime, War and Peace: Political Cognitive Dissention in Times of Extermination
Daniel Veloso Hirata e Carolina Christoph Grillo
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Por entre territórios visíveis e territórios invisibilizados: mercados ilícitos e cracolândias de São Paulo e Rio de Janeiro
Crack Market and Production of Space in São Paulo and Rio de Janeiro
Taniele Rui
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Espacializando a prisão: a conformação dos parques penitenciários em São Paulo e no Rio de Janeiro
Spatializing the Prison: the Shaping of the Penitentiary Parks in São Paulo and Rio de Janeiro
Rafael Godoi, Fábio Araújo e Fábio Mallart
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Artigos / Articles
Estado, desigualdade e crescimento no Brasil
Inequality and Growth in Brazil: the Role of the State
Arminio Fraga Neto
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Artigos / Articles
Exército Brasileiro: um retrato à aquarela
Brazilian Army: an Outlined Portrait
Maria Alice Rezende de Carvalho
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Artigos / Articles
Same-Sex Marriage in the Brazilian Supreme Court: Legal Reasoning and the Risk of a Regressive Turn
Casamento homoafetivo no Supremo Tribunal Federal: argumentação jurídica e o risco de retrocesso
Flavia Portella Püschel
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Artigos / Articles
Da orla à sala de jantar: gênero e domesticidade na bossa nova e na tropicália
From the Shore to the Dining Room: Gender and Domesticity in Bossa Nova and Tropicalia
Heloisa Pontes e Rafael do Nascimento Cesar
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Sobre o Artista

Santídio Pereira
1996, Curral Comprido – PI
Residente em São Paulo

Santídio Pereira nasceu em Curral Comprido, povoado próximo a cidade de Isaías Coelho, no estado do Piauí, em 23 de outubro de 1996. Ainda criança, muda-se para São Paulo, para morar com sua mãe, nos arredores do Ceagesp, maior mercado público da América Latina, onde mais tarde passa a trabalhar. Por volta dos 8 anos de idade, começa a frequentar o Instituto Acaia, uma organização social sem fins lucrativos, que acolhe e oferece atividades socioeducativas a crianças, adolescentes e suas famílias. Pelo Ateliê Acaia, Santídio realiza atividades artísticas, destacando-se sobretudo nas oficinas de desenho e xilogravura sob orientação do xilogravador Fabrício Lopez. A característica mais marcante de seu trabalho se encontra no uso de diversas matrizes para a composição de uma obra única, subvertendo assim a característica de reprodutibilidade existente na linguagem da gravura. Camadas espessas de tintas agrupadas por impressões sobrepostas revelam paisagens, pessoas, animais e memórias afetivas. Interessado em expandir seus conhecimentos sobre o universo da arte, começa a frequentar as aulas livres de historia da arte ministradas pelo crítico e curador de arte Rodrigo Naves, que se encanta pelo trabalho do jovem gravador e assina a curadoria de sua primeira exposição individual, na Galeria Estação, em 2016.

 

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