Edição 114 - Volume v. 38 | n. 2 - mai.-ago. 2019
Edition 114 - Volume v. 38 | n. 2 - May-Aug. 2019

Comprar R$50,00

In Memoriam / In Memoriam
Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, o Chico de Oliveira (1933-2019)
Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira, o Chico de Oliveira (1933-2019)
Nadya Araujo Guimarães
Baixar
Dossiê / Dossiê
DOSSIÊ DESIGUALDADES EM SAÚDE NO BRASIL E EM MOÇAMBIQUE | Introduction: The accountability politics of reducing health inequalities: learning from Brazil and Mozambique
HEALTH INEQUALITIES IN BRAZIL AND MOZAMBIQUE DOSSIER | Apresentação: as políticas de accountability na redução de desigualdades em saúde: aprendendo com Brasil e Moçambique
Laura Trajber Waisbich, Alex Shankland, Gerald Bloom e Vera Schattan P. Coelho
Baixar
Dossiê / Dossiê
Diversidades e convergências nos indicadores de saúde no Brasil e em Moçambique
Diversity and Convergence in Health Indicators in Brazil and Mozambique
Rômulo Paes-Sousa, Leonardo Chavane e Vera Schattan P. Coelho
Baixar
Dossiê / Dossiê
Accountability e redução das desigualdades em saúde: A experiência de São Paulo
Accountability and Health Inequalities Decrease: The São Paulo Megacity Experience
Vera Schattan P. Coelho, Luís Marcelo Marcondes e Marina Barbosa
Baixar
Dossiê / Dossiê
Gestão, política e movimentos sociais no Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro
Management, Policy and Social Movements in the Upper Rio Negro Special Indigenous Health District
Luciana Benevides Ferreira, Danilo Paiva Ramos e Alex Shankland
Baixar
Dossiê / Dossiê
Descentralização doseada: facetas estruturantes das iniquidades em saúde em Moçambique
Decentralization in Small Doses: Structuring Aspects of Health Inequities in Mozambique
Cristiano Matsinhe and Denise Namburete
Baixar
Artigos / Articles
A “memória técnica” das grandes barragens: considerações sobre a aplicação da noção de memória a fatos técnicos
“Technical Memory” in Large Infrastructure Projects: Considerations on the Application of the Notion of Memory to Technical Facts
Henri Acselrad
Baixar
Artigos / Articles
“Seeing like a social movement”: Institucionalização simbólica e capacidades estatais cognitivas
“Seeing like a social movement”: Symbolic Institutionalization and Cognitive State Capacities
José Szwako and Adrian Gurza Lavalle
Baixar
Artigos / Articles
Contribuições à crítica da Política Industrial no Brasil, 2004-2014
Contribution to the Critique of Brazilian Industrial Policy (2004–2014)
Alexandre Abdal
Baixar
Artigos / Articles
The Logic of Capital and Hegemonic Logic
A lógica do capital e a lógica hegemônica
Facundo Nahuel Martín
Baixar
Artigos / Articles
Abaixo da superfície: Adorno e o cinema reconsiderado
Below the Surface: Adorno and Cinema Reconsidered
Bruna Della Torre
Baixar
Artigos / Articles
Dias ensolarados no Paraízo
Sunny Days in Paraízo
Vilma Arêas
Baixar

Sobre o Artista

Luli Penna nasceu em São Paulo, em 1965. Bacharelou-se e defendeu mestrado em Letras na USP para, logo depois, tornar-se ilustradora e cartunista. Colaborou com diversas revistas, editoras e com o jornal Folha de São Paulo, onde publicou, entre outras coisas, a série de cartuns Aqui na Esquina (2013 a 2015). Participou do Salão de Humor de Piracicaba (2011), da Bienal de Quadrinhos de Curitiba (2018) e da Residência SESI|Bienal de Quadrinhos de Curitiba (2018). Colaborou com as antologias Mulheres em quadrinhos (2019), Catálogo HQ Brasil – 10 anos de quadrinhos (2019) e Anthologie de la bande dessinée brésilienne (no prelo). Em 2017, publicou sua primeira graphic novel, Sem dó (Todavia).

 

Esse trabalho nasceu de desenhos de observação da paisagem litorânea do estado de São Paulo. Ao longo do processo, desenhos incialmente muito detalhados se tornaram cada vez mais simples e abstratos, delineando uma sequência narrativa que se consolidou como história de um horizonte. Ao cindir e se transformar, as rochas formam diversas paisagens, sugerindo leituras que vão dos elementos da natureza aos edifícios arquitetônicos do país, da calmaria marinha ao drama teatral, da monumentalidade da pedra à sua destruição.

Capa: guache sobre papel.

Ilustrações: nanquim sobre papel.

 

acesse aqui o PDF com a revista completa.