Edição 131 - Volume v. 44 | n. 1 - 2025
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Revista fora de estoque!

Homenagem / Homage
Luiz Antonio Machado da Silva e a sociologia urbana no Brasil
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Luciane Soares da Silva
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Palestra / Lecture
Palestra Proferida na UENF em junho de 2016
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Luiz Antonio Machado da Silva
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Artigos / Articles
Produção de conhecimento x conservadorismo: como sobreviver na pesquisa de temas “sensíveis”
Knowledge Production vs. Conservatism: How to Survive when Researching “Sensitive” Topics
Melvina Afra Mendes de Araújo
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Artigos / Articles
Disputar a cidade e a prisão: as propostas de desativação da Casa de Detenção antes do massacre do Carandiru
Challenging the City and the Prison: Proposals for Deactivating the Casa de Detenção Prior to the Carandiru Massacre
Bianca Tavolari, Maíra Rocha Machado e Vitor Nisida
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Artigos / Articles
Labor reform: the case of correios and the end of ultraactivity
Reforma trabalhista: o caso dos correios e o fim da ultratividade
Bernardo Paim Cunha Masson, Maria Aparecida Bridi e Mariana Bettega Braunert
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Artigos / Articles
O “Novo feminismo” contra a “Ideologia de gênero”: formulações teológicas e acadêmicas das categorias antigênero
The “New Feminism” versus “Gender Ideology”: From Catholic Moral Theology to Academic Formulations of Anti-Gender Categories
Lilian Sales e Ingrid Cyfer
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Artigos / Articles
A “batalha” pelas cotas na UERJ: história e memória do movimento PVNC (1993-2012)
The “Battle” for Quotas Policy at the UERJ: History and Memory of the pvnc Movement (1993-2012)
Maria Cláudia Cardoso Ferreira
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Artigos / Articles
Pode uma identidade falar? Lugar de fala, essencialismos e política democrática
Can an identity speak? Where we stand, essentialisms, and democratic politics
Adriana Pereira Matos
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Artigos / Articles
Evangelismo LGBTQIA+ em Cuba: etnografando atos de comunicação das igrejas da comunidade metropolitana
Evangelism in Cuba: Ethnographing Communication Acts of Metropolitan Community Churches
Aramis Luis Silva, Renata Reverendo Vidal Nagamine e Olívia Alves Barbosa
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Artigos / Articles
O canteiro e o urbano: crítica radical e emancipação em Sérgio Ferro e David Harvey
The Construction Site and the City: Radical Critique and Emancipation in Sérgio Ferro and David Harvey
Pedro Fiori Arantes e Mariana Fix
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Sobre o Artista

André Ricardo nasceu em 1985, em São Paulo, onde vive e trabalha atualmente. Formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, Portugal, Espanha e, mais recentemente, Londres e Nova York.

Suas obras integram coleções privadas e acervos públicos como o Instituto Inhotim (Brumadinho/MG); Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAC (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo), MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), entre outros.

A pintura representa o principal interesse de André. Sua pesquisa gira em torno da essência imagética que compõe o repertório popular brasileiro.

A geometria instintiva que caracteriza fachadas de casas e comércio das comunidades, bem como sua representatividade como vetor de saberes populares, atravessam a obra do artista, que traduz para as telas composições harmoniosas e festivas. Sua obra acontece como uma “ode” às tradições e ao sincretismo cultural brasileiro, acessando o âmago das nossas memórias mais comuns, presentes no inconsciente coletivo.

O estudo cromático é realizado através da técnica da têmpera, uma prática milenar onde utiliza-se ovos como aglutinante. Isso possibilita ao artista trabalhar as qualidades da cor com mais liberdade, considerando sua textura e relação com a luz.

O ensaio visual que o artista apresenta é composto por pinturas cujas formas remetem a estandartes e cataventos. Embora não se prendam a uma leitura definitiva, tais composições tiveram como ponto de partida a observação de um pedestal de holofotes. Ao desenvolver esse tema, André aborda de modo lúdico a própria ideia da pintura enquanto aparato luminoso, utilizando-se dos recursos inerentes a cor em suas múltiplas nuances e materialidades.