Conheci o professor Luiz Antonio Machado da Silva em abril de 2005 no Instituto de Estudos da Religião, em um seminário sobre lideranças de favela. Estávamos próximos e participávamos do debate. Sem muita cerimônia, fui trocando com ele algumas ideias sobre o governo de Leonel Brizola. É possível dizer que aquela interação foi muito distinta da relação tensa da minha seleção para o doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ifcs/ufrj) um ano antes. O melhor de tudo, em minha avaliação sulista, foi vê-lo sair do seminário para ter tempo de assistir ao jogo do Fluminense naquela noite. Ao longo daquele ano, eu me tornei sua orientanda e dei início às leituras de Luc Boltanski, Bruno Latour, Veena Das e teóricos que ganhavam a atenção de Machado em suas inquietações sobre o mundo social, conflito, sofrimento, ordem e a temática urbana naquele momento. Frequentemente tínhamos diálogos em momentos distintos sobre o termo amplo “forma de vida”. Esse termo era acessado nos debates sobre sociabilidade violenta e suas insatisfações quanto ao rendimento conceitual de algumas ideias que orbitavam em torno do desenvolvimento teórico do conceito…
Homenagem / Homage
Luiz Antonio Machado da Silva e a sociologia urbana no Brasil
Luiz Antonio Machado da Silva e a sociologia urbana no Brasil
Eu queria agradecer o convite, dizer que eu já vim mais do que tenho vindo ultimamente a Campos, porque eu trabalhei, na época em que o IUPERJ da Universidade Cândido Mendes ainda era na Universidade Cândido Mendes, tinha o nome de IUPERJ, eu trabalhei no programa conjunto de mestrado aqui em Campos. Eu acho que era da UFRJ, não me lembro direito, porque isso já faz centenas de anos. E aí, naquele período, eu vinha muito frequentemente. Mas de lá para cá eu tenho vindo só praticamente para participar uma vez ou outra em teses e dissertações e tal. A última de que eu me lembro de ter participado foi orientada pela Lana Lage e eu achei muito boa. Não me lembro o nome da aluna, mas achei muito boa. E ontem eu participei da defesa de tese do Renan Assis. Então é um prazer estar aqui e eu agradeço a vocês todos, tanto aos colegas e/ou ex-alunos, a presença, e especialmente aos alunos, porque eu sei perfeitamente que estou falando em um momento de imensa dificuldade no funcionamento das universidades brasileiras, enfim não vou falar disso. Então quero agradecer a presença de todos…
Considerando a censura ao livro Religião e conflito, apresentarei algumas das estratégias da extrema direita para definir suas pautas, como o lawfare para impedir a publicização de pesquisas, e seus impactos na produção de conhecimento acadêmico. Isso será feito a partir da discussão sobre exigências metodológicas da antropologia e suas implicações na formação da ideia de que antropólogas sempre defendem as populações pesquisadas.
Palavras-chave: Religião e conflito; antropologia; metodologia; pesquisadores em risco
Abstract
Considering the censorship of the book Religion and Conflict, I will present some of the strategies of the far right to establish their agendas, such as lawfare to prevent research publications and their impact on the production of academic knowledge. This will be done by discussing the methodological requirements of anthropology and their implications in the idea that “female anthropologists” always defend the populations they research.
Keywords: Religion and Conflict; anthropology; methodology; researchers in danger
Artigos / Articles
Produção de conhecimento x conservadorismo: como sobreviver na pesquisa de temas “sensíveis”
Knowledge Production vs. Conservatism: How to Survive when Researching “Sensitive” Topics
O massacre do Carandiru é chaga aberta na história da democracia brasileira. Ainda que seja emblemático da violência de Estado, esta pesquisa revela que a desativação dos pavilhões da Casa de Detenção não se inicia com este evento histórico. Reconstruímos o conjunto nada linear de propostas de desativação, cuja origem remonta ao menos a 1965. A partir de uma lente de análise que combina política prisional e espaço urbano, mostramos como as propostas equiparam desativar a demolir.
Palavras-chave: Violência de Estado; políticas públicas estaduais; espaço urbano; criminal
Abstract
The Carandiru massacre remains an open wound in the history of Brazilian democracy. Although it stands as an emblematic case of state violence, this research demonstrates that the deactivation of the pavilions of the Casa de Detenção did not originate with this historical event. We reconstruct the non-linear set of deactivation proposals, tracing their origins back to at least 1965. Through an analytical lens that combines prison policy with urban space, we show how the proposals equated deactivation with demolition.
Keywords: State violence; state public policies; urban space; criminal
Artigos / Articles
Disputar a cidade e a prisão: as propostas de desativação da Casa de Detenção antes do massacre do Carandiru
Challenging the City and the Prison: Proposals for Deactivating the Casa de Detenção Prior to the Carandiru Massacre
Bianca Tavolari, Maíra Rocha Machado e Vitor Nisida
O presente artigo analisa os impactos da reforma trabalhista (Lei n. 13.467/2017) nas relações de trabalho e sindicais dos Correios, especialmente no que se refere ao fim da ultratividade das normas trabalhistas. A pesquisa se utilizou de fontes primárias e secundárias e demonstrou que a norma foi aplicada pela empresa em 2020 e eliminou 50 cláusulas, das 79 anteriores, do Acordo Coletivo de Trabalho, retirando direitos históricos da categoria.
The present article analyzes the labor reform (Law No. 13,467/2017) at the Brazilian Postal Service (Correios), specifically the end of ultra-activity, which guaranteed the reissuance of rights obtained in the Collective Labor Agreement (CLA). The research utilized primary and secondary sources and demonstrated that the end of ultra-activity was implemented by the company and the Superior Labor Court (TST) in 2020, eliminating 50 out of the previous 79 clauses from the CLA.
Keywords: labor reform; sindicalism; ultraactivity; Mail
Artigos / Articles
Labor reform: the case of correios and the end of ultraactivity
Reforma trabalhista: o caso dos correios e o fim da ultratividade
Bernardo Paim Cunha Masson, Maria Aparecida Bridi e Mariana Bettega Braunert
Este artigo analisa a trajetória das concepções católicas sobre gênero, feminismo e maternidade, da formulação teológica pelo magistério católico à sua defesa no mundo secular. Examina o desenvolvimento dessas ideias na teologia e como autores de outras áreas, especialmente do direito e da filosofia, lhes atribuem embasamento acadêmico e científico.
Palavras-chave: Ativismo antigênero; ideologia de gênero; Igreja católica; feminismo
Abstract
This article explores the evolution of Catholic conceptions of gender, feminism, and motherhood, from their theological formulation by the Catholic magisterium to their defense in the secular world. It traces their development within theology and examines how scholars, particularly in law and philosophy, have given them academic and scientific legitimacy.
Entre as décadas de 1990 e 2000, certa estrutura de oportunidade política ensejou o protagonismo do movimento Pré-Vestibular para Negros e Carentes — PVNC na “batalha” pelas cotas na UERJ. A análise de fontes orais e escritas buscou demonstrar que a atuação do PVNC, juntamente a outros Pré-Vestibulares Populares e organizações do Movimento Negro, foi crucial para a institucionalização de ações afirmativas no acesso ao ensino superior no Brasil.
Palavras-chave: Memória; estrutura de oportunidades políticas; movimentos sociais; pré-vestibulares para negros e carentes; sistema de cotas
Abstract
Between the 1990s and 2000s, a specific political opportunities structure rose the PVNC movement to the protagonism at the “battle” for quotas at UERJ. The analysis of oral and written sources aimed to demonstrate the work of the PVNC, alongside other community-based preparatory courses and organizations of the Black movement, was decisive for the approbation and institutionalization of affirmative-action policies for access to higher education in Brazil.
Keywords: Memory; political opportunity structure; social movements; preparatory course for blacks and the disadvantaged; quota system
Artigos / Articles
A “batalha” pelas cotas na UERJ: história e memória do movimento PVNC (1993-2012)
The “Battle” for Quotas Policy at the UERJ: History and Memory of the pvnc Movement (1993-2012)
A ideia de “lugar de fala” tem sido muito presente no debate público brasileiro por pelo menos dez anos, e em 2017 Djamila Ribeiro escreve Lugar de fala buscando definir o conceito. Este artigo visa apresentar tal tentativa, apontando inconsistências e problemas, para então, apoiado nos trabalhos de autoras como Collins, Young, Benhabib e Spivak, apresentar uma crítica aos desdobramentos políticos e teóricos da ideia de “lugar de fala”.
Palavras-chave: lugar de fala; ponto de vista feminista; identidades; diálogo público
Abstract
The idea of “place of speech” has been part of the Brazilian public debate for at least ten years. In 2017 Djamila Ribeiro wrote Where we stand in order to define it. This article aims to complete the same task. Although, with the help of authors such as Collins, Young, Benhabib, and Spivak, it points out inconsistencies and problems in the current political and theoretical developments of this idea.
Keywords: place of speech; feminist standpoint; identities; public dialogue
Artigos / Articles
Pode uma identidade falar? Lugar de fala, essencialismos e política democrática
Can an identity speak? Where we stand, essentialisms, and democratic politics
Este artigo apresenta a etnografia de uma viagem missionária da Igreja da Comunidade Metropolitana a Cuba, feita em 2016. Nosso objetivo é demonstrar como agentes sociais brasileiros e cubanos, religiosos e políticos institucionalizados, entrelaçam as linguagens da religião e dos direitos, produzindo uma “espiritualidade revolucionária”. Para demonstrá-lo, trabalhamos com dados de pesquisa de campo e interagimos com a literatura sobre performatividade.
Palavras-chave: Religião; direitos; performatividade; gênero
Abstract
This article presents the ethnography of the Metropolitan Community Churches’ missionary trip to Cuba in 2016. Our aim is to demonstrate how Brazilian and Cuban religious and politically institutionalized social agents intertwine the languages of religion and law, thereby crafting a “revolutionary spirituality”. To achieve this, we rely on data from fieldwork and interact with the literature on performativity.
O artigo faz uma leitura combinada de Sérgio Ferro e David Harvey sobre a produção capitalista do espaço. Ambos iluminam aspectos cruciais da reprodução e circulação do capital no ambiente construído e formulam horizontes emancipatórios que envolvem arte, trabalho livre, imaginação e ecologia. Em diálogo, suas formulações críticas têm muito a oferecer, especialmente aos interessados na teoria crítica que articula o canteiro de obras e o urbano.
Palavras-chave: Sérgio Ferro; David Harvey; produção capitalista do espaço; emancipação; trabalho livre
Abstract
This article offers a combined reading of Sérgio Ferro and David Harvey on the capitalist production of space. Both thinkers shed light on crucial aspects of capital’s reproduction and circulation within the built environment, and they articulate emancipatory horizons grounded in art, free labor, imagination, and ecology. In dialogue, their critical formulations have much to offer—particularly to those interested in critical theory that bridges the construction site and the urban realm.
Keywords: Sérgio Ferro; David Harvey; capitalist production of space; emancipation; free labor
Artigos / Articles
O canteiro e o urbano: crítica radical e emancipação em Sérgio Ferro e David Harvey
The Construction Site and the City: Radical Critique and Emancipation in Sérgio Ferro and David Harvey
André Ricardo nasceu em 1985, em São Paulo, onde vive e trabalha atualmente. Formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, Portugal, Espanha e, mais recentemente, Londres e Nova York.
Suas obras integram coleções privadas e acervos públicos como o Instituto Inhotim (Brumadinho/MG); Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAC (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo), MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), entre outros.
A pintura representa o principal interesse de André. Sua pesquisa gira em torno da essência imagética que compõe o repertório popular brasileiro.
A geometria instintiva que caracteriza fachadas de casas e comércio das comunidades, bem como sua representatividade como vetor de saberes populares, atravessam a obra do artista, que traduz para as telas composições harmoniosas e festivas. Sua obra acontece como uma “ode” às tradições e ao sincretismo cultural brasileiro, acessando o âmago das nossas memórias mais comuns, presentes no inconsciente coletivo.
O estudo cromático é realizado através da técnica da têmpera, uma prática milenar onde utiliza-se ovos como aglutinante. Isso possibilita ao artista trabalhar as qualidades da cor com mais liberdade, considerando sua textura e relação com a luz.
O ensaio visual que o artista apresenta é composto por pinturas cujas formas remetem a estandartes e cataventos. Embora não se prendam a uma leitura definitiva, tais composições tiveram como ponto de partida a observação de um pedestal de holofotes. Ao desenvolver esse tema, André aborda de modo lúdico a própria ideia da pintura enquanto aparato luminoso, utilizando-se dos recursos inerentes a cor em suas múltiplas nuances e materialidades.