Sobre

SOBRE O PERIÓDICO

Breve histórico

A Novos Estudos Cebrap (NEC) é um periódico de acesso aberto, livre e gratuito, publicado desde 1981 pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) com os objetivos de apresentar análises aprofundadas de temas das ciências humanas, acompanhar o debate de ideias no país e contribuir para o adensamento das discussões num amplo leque de temas, das artes plásticas às políticas públicas. Seu escopo inclui as áreas de História, Ciência Política, Antropologia, Arqueologia, Sociologia, Relações Internacionais, Economia, Educação, Políticas Públicas, Filosofia, Direito, Artes, Literatura e Linguística.

ISSN: 0101-3300

E-ISSN: 1980-5403

 

Acesso aberto

Este periódico segue o modelo de Acesso Aberto (Open Acess), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.

Acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.

 

Conformidade com a Ciência Aberta

A Novos Estudos Cebrap compromete-se com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, como: o acesso aberto no modelo Diamond Open Acesspreprints como início do fluxo de produção dos artigos; gestão transparente dos dados da pesquisa; disponibilização de códigos de programas e outros materiais subjacentes aos artigos; transparência e abertura gradual do processo de avaliação dos manuscritos; disseminação pública das pesquisas e interoperabilidade com o fluxo global de informação e conhecimento científicos.

Os artigos encaminhados para publicação devem ser inéditos, em meios impressos ou eletrônicos, salvo aqueles disponibilizados em repositórios preprints, não sendo admitida a sua submissão simultânea, para avaliação, em outro periódico.

No momento da submissão, o autor responsável deve preencher e anexar o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, informando: (a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização; (b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e, (c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares.

 

Ética na publicação

A Novos Estudos Cebrap se apoia: nos princípios dos Códigos de Ética da SciELO, presentes no “Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica”; nos “Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas” recomendados pelo Committee on Publication Ethics (Comitê de Ética em Publicações [COPE]; nos princípios de transparência e boas práticas do Directory of Open Access Journals (Diretório de Revistas de Acesso Aberto [DOAJ]; e nos códigos de boas práticas científicas da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Para as pesquisas em ambiente virtual, toma-se como referência o documento da CONEP – Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

O conselho e a equipe editorial são responsáveis pela implementação da política editorial, supervisão, transparência, controle de qualidade e boas-práticas do processo editorial, e comunicação com autores, pareceristas, leitores, indexadores, agências de apoio a pesquisa, a comunidade científica e público geral. Os pareceristas são responsáveis pela avaliação e aprimoramento das submissões de acordo com os princípios éticos e científicos do períodico e se compromentem a auxilar os editores na tomada de decisões avaliativas. Os autores são responsáveis pela submissão de materiais originais e não publicados e se compreementem a seguir as boas práticas de ética e publicação científicas nas quais o periódico se apoia. No ato de submissão, o autor deve declarar que foram respeitadas todas as diretrizes éticas concernentes à integridade das atividades científicas realizadas no transcorrer das pesquisas, assim como informar fontes de financiamento e conflitos de interesse. Se for o caso, o autor deve declarar que os princípios éticos foram submetidos ao comitê de ética de sua instituição e por ele aprovados.

O periódico rejeita toda prática inadequada ou má-conduta do ponto de vista da integridade científica, tais como plágio, invenção e manipulação de dados por negligência ou intencionalmente.

 

Foco e escopo

A Novos Estudos Cebrap publica artigos científicos e outros formatos de texto nas áreas de História, Ciência Política, Antropologia, Arqueologia, Sociologia, Relações Internacionais, Economia, História, Educação, Políticas Públicas, Filosofia, Direito, Artes, Literatura e Linguística.

 

Preservação digital

A Novos Estudos Cebrap segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Também disponibiliza as suas publicações digitais em site próprio, suportado pelo Cebrap, e republica as suas edições de forma impressa, que ficam arquivadas sob responsabilidade dessa mesma instituição.

 

Fontes de indexação

SciELO – Scientific Eletronic Library Online

Google Acadêmico

Latindex

SJR – SCImago Jornal & Country Rank

CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades

 

Ficha Bibliográfica

Título do periódico: Novos Estudos Cebrap

Título abreviado: Novos estud. – CEBRAP ou NEC

Publicação do: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap)

Periodicidade: Quadrimestral

Modalidade de publicação: Publicação contínua

Ano de criação: 1981

 

Websites e Mídias Sociais

www.novosestudos.com.br

Instagram

 

 

POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

A Novos Estudos Cebrap aceita a submissão de artigos em preprint.

Preprints são manuscritos prontos para submissão a um periódico, os quais são depositados em um servidor web de acesso aberto previamente, pelo autor, ou em paralelo à submissão ao periódico, pelo autor ou pela revista.

O uso do preprint é opção do autor, e supõe-se que, quando da submissão do artigo ao periódico, por meio do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, sejam informados o nome do servidor de Preprints e o DOI do Preprint.

A princípio, o periódico recebe preprints arquivados no servidor SciELO Preprints. No entanto, outros repositórios poderão ser utilizados mediante análise e aprovação por parte da Equipe editorial.

Os artigos submetidos a preprints compartilham com os periódicos o ineditismo na publicação e o processo de avaliação não utilizará o procedimento duplo anonimizado, visto que a autoria passará a ser conhecida.

 

Processo de avaliação por pares

A Novos Estudos Cebrap recebe submissões de artigos científicos originais pelo sistema ScholarOne Manuscript. Outros formatos são publicados nas sessões especiais somente através de convites da equipe e do conselho editorial. Os autores devem submeter o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta preenchido e demais arquivos necessários para a avaliação junto com o artigo.

Após a submissão, os textos originais passam pela etapa de Desk review. Nela, a equipe editorial confere, por exemplo: se há adequação ao escopo e a política editorial; se a formatação e extensão do arquivo estão de acordo com o solicitado; se os dados necessários para a avaliação por pares foram devidamente encaminhados ou referenciados; se a redação foge ao formato dos artigos ou ensaios que costumam ser publicados; se há problemas de plágio ou similaridade; se o manuscrito identifica hipóteses e justifica seus objetivos em relação à literatura atual sobre o assunto tratado. Esse último ponto é de extrema importância, pois será o primeiro analisado pelos pares, se o texto original for aprovado no Desk review. A pessoa cujo texto original foi recusado nessa primeira etapa de avaliação pode entrar em contato com a equipe editorial para solicitar recurso.

As submissões aprovadas em Desk review seguem para a etapa de avaliação por pares (peer review). Nessa etapa, os textos originais são enviados para pelo menos dois pareceristas, que avaliam a relevância científica do trabalho, se atentando, por exemplo: a atualidade e novidade do texto em relação à literatura científica já existente sobre o assunto e aos pontos que necessitam de mais desenvolvimento. O periódico sugere aos pareceristas utilizarem o nosso formulário de modelo para a avaliação.

A avaliação por pares pode ser de três tipos:

Duplo-cega: quando autores e pareceristas não conhecem as identidades um do outro.

Simples-cega: quando os autores abrem a sua identidade, mas os autores permanecem anônimos.

Aberta: quando autores e pareceristas decidem abrir suas identidades.

A princípio, a Novos Estudos Cebrap aplica a avaliação por pares duplo-cega. As identidades são abertas somente quando há solicitação e consentimento das partes durante o processo de avaliação. Além disso, a revista publica retroativamente em seu site os nomes dos avaliadores que contribuíram com os volumes, desde que haja consentimento dos mesmos.

Ao final da etapa de avaliação por pares, a equipe editorial emite um destes três resultados junto com os pareceres:

Aprovado para publicação: esse resultado indica que o texto foi avaliado por pareceristas e pela equipe editorial como pronto para publicação, mas pode necessitar de pequenas alterações.

Revisão: indica que o texto submetido necessita de alterações pela avaliação da equipe editorial e dos pares. A qualidade e a quantidade dessas alterações estarão destacadas no resultado. Dependendo da complexidade das alterações exigidas, a equipe editorial poderá encaminhar o manuscrito revisado para uma nova rodada de avaliação por pares.

Recusado para publicação: indica que o texto submetido não está pronto para publicação no momento e precisa ser melhor elaborado. Os autores que receberam esse resultado podem fazer uma nova submissão no futuro desde que realizem o esforço de revisar o texto e de responder aos apontamentos feitos pelos pareceres. Caso a equipe editorial identifique que isso não foi feito e que o texto continua similar ao submetido anteriormente, ele é considerado já avaliado e recusado.

Apenas os manuscritos que recebem o resultado de aprovação para publicação são encaminhados para as etapas de edição, preparação, revisão, diagramação e publicação. Nessas etapas, a equipe editorial sugere melhorias na redação e na apresentação de dados, além de realizar leituras de prova e revisões para corrigir erros e demais detalhes antes da publicação.

Todos os artigos publicados no periódico informam o nome do editor(a) responsável pela avaliação e também recebem um DOI para a sua identificação.

 

Dados abertos

Prezando pela consolidação de processos de Ciência Aberta, é solicitado aos autores compartilharem todos os conteúdos (dados, códigos de programa e outros materiais) subjacentes ao texto do manuscrito, anteriormente ou no momento da publicação. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. Os autores também podem declarar que todos os dados estão contidos e discutidos no artigo ou que serão disponibilizados mediante solicitação direta ao autor.

O objetivo dessa diretriz é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e o reuso dos dados e das informações, bem como para a replicabilidade das pesquisas.

Os autores podem utilizar o repositório de suas instituições ou identificar repositórios relevantes e certificados. Por exemplo, como estes que estão na Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa SciELO.

O repositório em que se encontram os dados e informações, se for o caso, deve ser citado no texto de acordo com o Guia de citação de dados de pesquisa, preferencialmente na seção metodológica, incluído na lista de referências e na seção “Disponibilidade de Dados de Pesquisa”.

 

Cobrança de taxas

A Novos Estudos Cebrap não cobra taxas de submissão de textos originais e nem de publicação.

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

A Novos Estudos Cebrap rejeita toda prática inadequada ou má-conduta do ponto de vista da integridade científica, tais como plágio, invenção e manipulação de dados por negligência ou intencionalmente. Quando alguma dessas práticas é identificada, seja durante a avaliação, edição ou após a publicação, a Equipe editorial e o Conselho Editorial avaliam o caso, entram em contato com os autores e tomam uma decisão sobre o que será feito. A decisão pode levar à rejeição de submissões, despublicação de materiais, publicação de retratações, comunicação às instituições dos autores responsáveis e etc.

As erratas e retratações publicadas pela revista seguem estas diretrizes: Guia para o registro, marcação e publicação de Errata e Guia para o registro, marcação e publicação de retratação.

 

Conflito de interesse

Os conflitos de interesse podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica e financeira. Eles ocorreem quando autores, revisores ou editores possuem interesses que influenciam na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, os autores devem informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Para mais informações, ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

Quando a Equipe editorial identifica conflito de interesses da parte dos pareceristas, o texto é encaminhado para outra pessoa avaliar.

Caso a autoria da submissão seja parte integrante do periódico, o processo de avaliação (do Desk review a emissão do resultado final) será conduzido por uma editoria externa, convidada pela Editora-chefe da Novos Estudos Cebrap especialmente para lidar com esse caso, tal como sugerido pelo Conselho do COPE. Essa medida visa dificultar a emergência de conflitos de interesse e manter a lisura do processo de avaliação. A editoria responsável pela edição de um artigo publicado é identificada no próprio artigo.

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

A Novos Estudos Cebrap utiliza os softwares de verificação de similaridade Plagius e CopySpider. A verificação é feita no momento da submissão inicial, durante o Desk review, e também pode ser refeita na submissão de revisões, caso seja necessário.

 

Adoção de softwares e recursos de Inteligência Artificial

A Novo Estudos Cebrap segue o Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial da SciELO.

Os autores devem informar no momento da submissão os tipos de usos de inteligência artificial que foram feitos e em quais etapas, tanto da pesquisa e quanto da produção do artigo, além de se responsabilizarem por eles.

 

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial da Novos Estudos Cebrap, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Novos Estudos Cebrap observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial e no convite de pareceristas.

 

Comitê de Ética

Na submissão, os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável pela aprovação da pesquisa.

 

Direitos Autorais, Propriedade Intelectual e Licenças de Publicação

A Novos Estudos Cebrap segue a Lei n. 9.610/98, que regulamenta os direitos autorais no Brasil. Todas as publicações do periódico, exceto onde especificado de outra forma, são licenciadas sob CC-BY, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições mesmo para fins comerciais, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A submissão de um texto para avaliação implica a permissão por parte dos autores de sua publicação no periódico sob a licença CC-BY, caso ocorra a aprovação.

Os autores permanecem com os direitos autorais dos conteúdos e artigos publicados no periódico e no blogNEC. Além disso, são responsáveis pelas ideias e opiniões presentes nessas publicações.

A Novos Estudos Cebrap também encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, republicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão original publicada revista.

 

PATROCINADOR

 

 

CORPO EDITORIAL

Editora-chefe

Renata Ribeiro Francisco, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9741218885274888, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9021-6600, e-mail: renata@cebrap.org.br

Editor adjunto

Fernando Augusto Bee Magalhães, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9551185334488891, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8114-1942, e-mail: fernandobee@cebrap.org.br

 

Conselho editorial

Adalberto Cardoso, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2468028807671937. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6539-0770

Adam Przeworski, New York University (NYU), Nova York, NY, Estados Unidos da América. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1721-1627

Adrián Gurza Lavalle, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5519410366543048. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8998-9833

Alberto Tassinari, Autônomo, São Paulo, SP, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0642-3111

Álvaro Comin, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4312894292137120. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8423-0628

André Botelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2606136061740257. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6815-9040

Angela Alonso, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7337422715793785. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5566-6596

Carlos Antonio Costa Ribeiro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3406587636425427. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9031-4665

Edward Telles, University of California, Santa Barbara, Califórnia/CA, Estados Unidos da América. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5102-0835

Elisa Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5112000100248158. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9752-8367

Eric Hershberg, American University, Washington, Distrito de Columbia/DC, Estados Unidos da América. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6694-3429

Flávio Moura, Todavia, São Paulo, SP, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4999-0140

Glauco Arbix, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6513212204220783. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7078-4328

Helena Hirata, Centre National de La Recherche Scientifique (CNRS), Paris, Île-de-France/IDF, França. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0341-4124

Ismail Xavier, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3190541450861030. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1098-4950

Jeffrey Lesser, Emory University, Atlanta, Georgia/GA, Estados Unidos da América. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6386-7187

Jerry Dávila, University of Illinois (U of I), Urbana Champaign, Illinois/IL, Estados Unidos da América. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5534-8317

João de Pina Cabral, Universidade de Lisboa (ULisboa), Lisboa, Estremadura/ES, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7180-4407

João José Reis, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia/BA, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1969687480215585. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3268-7877

Joaquim Toledo Jr., Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9184660413581516. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7125-4396

José Ricardo Ramalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9657107748475154. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4855-6687

Juan Pablo Perez-Sainz, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), San José, SJ, Costa Rica. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9492-0048

Laura de Mello e Souza, Universidade de Sorbonne (Paris IV), Paris, Île-de-France/IDF, França. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5429-1390

Luiz Felipe de Alencastro, Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5790468753558277. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5161-0883

Marcos Antonio Macedo Cintra, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, Distrito Federal/DF, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0203332327068087. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6797-8412

Marcos Nobre, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5494800835674977. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6377-0668

Maria Alice Rezende de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2473628350274931. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1502-7962

Maria Hermínia Tavares de Almeida, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4797882536342819. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9301-9530

Márcia Lima, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7144720866935019. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2923-8445

Miriam Dolhnikoff, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6801460391169350. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0035-7777

Miriam Rabelo, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia/BA, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7239267596119717. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5212-6129

Omar Ribeiro Thomaz, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3063447008664856. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6474-8662

Orlandina de Oliveira, El Colegio del Mexico (COLMEX), Cidade do México, CMX, México. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6882-4346

Paula Montero, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1873338237971936. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7911-1296

Paulo Nogueira Batista Jr., Fundação Getúlio Vargas (FGV), São Paulo, SP, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7957-9112

Peter Wade, University of Manchester (UOM), Manchester, Greater Manchester/GM, Inglaterra. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4070-4187

Ricardo Ribeiro Terra, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5435758980602932. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5084-6704

Ricardo Teperman, Companhia das Letras, São Paulo, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6378676899639159. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5114-0252

Rita Palmeira, Megafauna, São Paulo, SP, Brasil. Lattes: https://lattes.cnpq.br/9587838924784365. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8020-7156

Roberto Schwarz, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3493-806X

Samuel Titan Jr., Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7017783192325647. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6121-4809

Serge Paugam, École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, Île-de-France/IDF, França. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3392-0420

Sérgio Costa, Universidade Livre de Berlim, Berlim, BE, Alemanha. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6347-0614

Thomas A. Diprete, Columbia University, Nova York, NY, Estados Unidos da América. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9485-3658

Vilma Arêas, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6119291613425116. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6195-8242

 

In memoriam

Afrânio Garcia, École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, Île-de-France/IDF, França.

Antônio Flávio Pierucci, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Francisco de Oliveira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

José Arthur Giannotti, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Juarez Rubens Brandão Lopes, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Luiz Antonio Machado da Silva, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ruth Cardoso, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

 

Editora visual

Lia Assumpção, Janela Estúdio, e Isadora Scazufca.

 

Projeto gráfico

Carlos Fajardo, Daniel Trench, Edu Marin Kessedjian