1374
Edição 107 - Volume 36 - N. 1 - Março 2017
Edition 107 - Volume 36 - N. 1 - March 2017

Comprar R$39,90

Dossiê / Dossiê
Research Traditions and the State of the Discipline in Brazil
Tradições de pesquisa e o estado da disciplina no Brasil - http://dx.doi.org/10.25091/S0101-3300201700010001
Osmany Porto de Oliveira e Carlos Aurélio Pimenta de Faria
Baixar
Dossiê / Dossiê
Transfer and Learning: One Coin Two Elements
Transferência e aprendizagem: Uma moeda, dois elementos - http://dx.doi.org/10.25091/S0101-3300201700010002
David P. Dolowitz
Baixar
Dossiê / Dossiê
Persuasive Practitioners and the Art of Simplification: The “Bogotá Model”
Profissionais persuasivos e a arte da simplificação: O “modelo de Bogotá” - http://dx.doi.org/10.25091/S0101-3300201700010003
Sergio Montero
Baixar
Dossiê / Dossiê
Policy Diffusion and Translation: The Case of Health Agencies
Difusão e tradução de políticas: O caso das agências de saúde - http://dx.doi.org/10.25091/S0101-3300201700010004
Patrick Hassenteufel, Daniel Benamouzig, Jérôme Minonzio e Magali Robelet
Baixar
Dossiê / Dossiê
From Policy Transfer to Mutual Learning?
Da transferência de políticas ao aprendizado mútuo? - http://dx.doi.org/10.25091/S0101-3300201700010005
Jennifer Constantine e Alex Shankland
Baixar
Entrevista / Interview
Entrevista: Elza Berquó
Interview: Elza Berquó - http://dx.doi.org/10.25091/S0101-3300201700010006
Débora Thomé
Baixar
Artigos / Articles
Depois do capitalismo financeiro-rentista, mudança estrutural à vista?
After Financial-Rentier Capitalism, Structural Change in Sight? - http://dx.doi.org/10.25091/S0101-3300201700010007
Luiz Carlos Bresser-Pereira
Baixar
Artigos / Articles
Pessoas, produtividade e políticas
People, Productivity and Policies - http://dx.doi.org/10.25091/S0101-3300201700010008
Sergei Soares
Baixar
Artigos / Articles
Públicos, problemas públicos, arenas públicas
Publics, Public Problems, Public Arenas - http://dx.doi.org/10.25091/S0101-3300201700010009
Daniel Cefaï - tradução de Rosa Freire d’Aguiar
Baixar
Artigos / Articles
Limites do projeto Modernista
Limits of the Modernist Project - http://dx.doi.org/10.25091/S0101-3300201700010010
Frederico Barros
Baixar

Sobre o Artista

Carla Chaim

Carla Chaim é formada em Artes Visuais pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, 2004, onde também realizou a Pós-graduação em História da Arte, 2007. A artista trabalha diferentes mídias como desenho, escultura, vídeo e instalação. Chaim tenta se aproximar de uma ampla escala de assuntos cotidianos, trazendo-os para seu atelier e repensando novas formas e novas relações. A artista tem o desejo de controlar seus trabalhos, tanto em regras pré-estabelecidas na execução, quanto de seus movimentos físicos durante a feitura de um desenho, trazendo o corpo como importante instrumento neste processo, também pensando-o como local de discussão conceitual explorando seus limites físicos e sociais. A artista não trabalha pensando no resultado final. O que lhe interessa são os movimentos, passos e processos de cada trabalho. Carla define regras e parâmetros e segue com eles até o final. Os trabalhos de Chaim não contam histórias, elas são o próprio fazer, combinando sistemas dicotômicos: regras rígidas e movimentos físicos orgânicos.

Carla Chaim recebeu diversos prêmios como em 2015 o Prêmio CCBB Contemporâneo, e o Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, ambos no Rio de Janeiro e, em São Paulo, em anos anteriores, o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea e Prêmio Energias na Arte, no Instituto Tomie Ohtake, onde participou também das exposições “Os primeiros dez anos”, 2011, e “Correspondências”, 2013.
Participou de residências artísticas como: Arteles, Finlândia, 2013; Halka Sanat Projesi, Turquia, 2012; The Banff Centre for the Arts, Canadá, 2010. Fez, em 2014, sua primeira individual em Lisboa, Portugal, no Carpe Diem Arte e Pesquisa, e participou de exposições como “Afinidades”, no Instituto Tomie Ohtake, e “Entre dois mundos”, no Museu Afro-Brasil, em São Paulo, Brasil. Sua obra faz parte de coleções como Ella Fontanals-Cisneros, Miami, EUA; Museu de Arte do Rio – MAR, RJ, Brasil; e Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, Brasília, Brasil. A Galeria Raquel Arnaud, que representa a artista desde 2012, apresentou a exposição individual “Pesar do Peso” em 2014.