Não era a religião enquanto conservação e permanência que interessava a Candido Procópio Ferreira de Camargo, mas sim a religião em mudança, a religião com possibilidade de ruptura e inovação, a mudança religiosa e, portanto, a mudança cultural. Desde tempos remotos, faz parte da verdade religiosa apresentar-se como imutável, intemporal, eterna. Conforme diz a reza do Glória ao Pai: “assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos”. E no entanto religiões mudam, sempre mudaram.
Resumo
No Brasil do último trintênio, a vida religiosa mudou e tem mudado em um grau, uma extensão e uma velocidade nunca dantes vistos em nossa história. A percepção aguda e insistente deste fato acompanhou Candido Procopio desde os anos 50, quando começou a se interessar por estudar empiricamente o desenvolvimento do que ele caracterizou como “continuum religioso mediúnico” (que vai do espiritismo kardecista à umbanda) bem como das seitas pentecostais, todas elas formações religiosas intensamente sacrais, que passavam a se alastrar pelo Brasil urbano, “exatamente nas regiões em que o país se moderniza e estabelece gradativamente padrões mais racionais e seculares”.
Por que este bicho estranho, uma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras sendo criada ao mesmo tempo que a Universidade de São Paulo? Trata-se apenas dum cacoete de filósofo que pretende introduzir na pedra inaugural do novo templo do saber a idéia de pars totalis? Como foi possível não só imaginar mas ainda criar uma faculdade singular visando ser a faculdade de todas as faculdades?
Resumo
A invenção não foi apenas formal, respondeu a questões precisas com que defrontaram os fundadores dessa Universidade, em 1934, momento de sua fundação. Desde logo o instituto a ser instalado precisava costurar o velho com o novo. Escolas já enraizadas (Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Escola Politécnica), cultivando tradições diversas e projetos diferentes, deveriam ser cimentadas a instituições universitárias que nasciam para dar completude a um projeto propriamente universitário.
Conheci Candido Procopio Ferreira de Camargo em 1960. Ele era o guru dum grupo de intelectuais que tinham passado pela Escola de Sociologia e Política e continuavam perenemente seus discípulos e colaboradores. Procopio, como todos o chamávamos, lecionava filosofia e fazia pesquisas sobre religião. Erudito, virtuose da cozinha e da adega, Procopio encantava os amigos e colegas pela vivacidade de espírito e o brilho da conversação, sempre encontrando formas originais de encarar o que à primeira vista parecia óbvio.
Resumo
Seu grande interesse era a religião, quando esta ainda não estava na ordemdo-dia. A grande reviravolta da Igreja Católica, com a irrupção da Teologia da Libertação, só viria anos mais tarde. Sempre imaginei que os então poucos estudiosos da religião deveriam ser, eles mesmos, religiosos. Mas, Procopio não o era, isto é, não pertencia a qualquer igreja, seita ou comunidade religiosa. Tinha sido noviço da Ordem Dominicana,mas abandonara o hábito e por suposto perdera a fé.
Você partiu de forma tão inesperada que não houve lugar para despedidas. O grito de adeus de todos nós no intuito de ainda alcançá-lo a caminho para o final dos tempos foi tão forte e veemente na dor, que acabou por ecoar em um imenso silêncio que nos envolveu a todos.
Resumo
O semblante tranqüilo e rejuvenescido que você deixou ao partir nos convenceu de que você partira em paz e que o anjo que o acompanhou tivera o cuidado de aliviá-lo da pesada bagagem dos sofrimentos. Mas, Procopio, havia tanta coisa para ser dita, tanta coisa para relembrar e para agradecer.
Visitei o Campo de Paz das Mulheres em Greenham Common (ao qual me referirei doravante como “Greenham”), Inglaterra, no começo de dezembro de 1984, como parte das atividades do curso Women, Men and Development, oferecido pelo Institute of Development Studies da Universidade de Sussex. Greenham Common é o nome de uma base da Força Aérea Real usada pela Força Aérea Americana por força dos acordos da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Resumo
Nos Estados Unidos, 2 mil mulheres manifestaram-se em frente ao Pentágono em novembro de 1980, e em várias outras cidades houve demonstrações de massa. Na Inglaterra, o item “desarmamento” constou da plataforma do Partido Trabalhista, que entretanto não venceu as eleições parlamentares de 1983. Porém, apesar da vitória do governo conservador, sondagens do Gallup inglês mostraram que, em fevereiro de 1983, 54% da população se posicionavam contra a instalação de mísseis em território britânico.
Ulysses entrou no labirinto pelas mãos de Dédalo, e em conversa com o Minotauro ficou sabendo que Ícaro tomou o primeiro avião da Varig, partindo para Pasárgada, onde entrou em merecidas férias do cansaço que lhe deu administrar os complicados vaivéns da política de Tróia, ao sul dos seios de Duília. Não é um enredo de escola de samba. É a política brasileira, que faz homenagem a Stanislau Ponte Preta.
Resumo
Uma administração econômica que se pretendeu renovadora saiu de cena, desmoralizando a alternativa de uma condução progressista da economia, tendo compactuado com a megalomania populista presidencial; uma Constituinte que se debate numa espécie de melancolia da impotência, incapaz mesmo de reproduzir a Constituição de 46, quarenta anos depois; um presidente substituto que afronta a Constituinte, usa do velho princípio da caneta para pavimentar suas ambições; generais que saíram de cena, mas continuam a trabalhá-la, pelo manejo dos fios das marionetes; governadores assolados pela seca das finanças estaduais, que transformam o voto popular renovador em mercadoria de troca de pingues postos no primeiro, segundo, terceiro e infinitos escalões.
Sua revista, caro leitor, poderia aparecer neste número com as cores pesadas do luto. O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, que a edita, desde janeiro passado não conta mais com a presença de Candido Procopio Ferreira de Camargo, um de seus fundadores e seu primeiro e inesquecível presidente.
Creio que podemos começar discutindo o desastre de Chernobyl, que foi o centro das atenções nos últimos tempos. Tanto a nível dos governos quanto da imprensa ocidental está implícita a idéia de que tudo seria diferente na usina de Chernobyl. Ou, mais especificamente, existem acusações de que o tipo de reator de Chernobyl não é tão seguro quanto o utilizado no Ocidente, que sua concepção é primitiva e imperfeita, e que talvez o planejamento ou o acabamento no processo de construção tenha sido deficiente. Tais acusações são válidas?
Resumo
Penso que a concepção pode ter sido um fator a mais, mas não porque fosse primitiva ou imperfeita do ponto de vista operacional. O projeto é bastante sofisticado, mas envolve uma quantidade muito grande de controles individuais, muito mais do que é necessário nos reatores de água pressurizada, produzidos tanto na União Soviética quanto nas indústrias nucleares do Ocidente. O reator de Chernobyl entrou em funcionamento em 1983.
Outono: negra caminhada à beira da floresta; minuto de muda destruição; debaixo da árvore espreita a testa do leproso. Anoitecer há muito tempo passado que agora afunda sobre os degraus de musgo: novembro. Um sino soa e o pastor tange para a aldeia uma tropa de cavalos pretos e vermelhos.
A flor da moita, em cujo encanto não entram artifício e linhagem, é uma figura cara às Luzes, ao Romantismo e ao sentimento democrático da vida. A expressão serve de título a um passo capital das Memórias Póstumas de Brás Cubas, onde todavia ela traz um segundo sentido, contrário ao primeiro. Designa com desprezo a moça nascida fora do casamento, concebida atrás do arbusto, por assim dizer no matinho. O conflito das acepções resume o teor ideológico do episódio, ao passo que a grosseria do trocadilho anuncia os extremos, em matéria de baixeza, a que a narrativa irá.
Resumo
Eugênia e Brás vivem um curto idílio campestre, ela filha natural de Dona Eusébia, uma solteirona que freqüentava a casa dos Cubas em condição inferior, ele o moço abastado e família que conhecemos. O episódio se passa na Tijuca, onde o rapaz fora buscar retiro. As circunstâncias, os protagonistas e o obstáculo social fazem esperar uma complicação romântica, a qual desponta, mas é encerrada por um desfecho de outro caráter.
Os acontecimentos políticos criam a atualidade e depois uma moda. Por isso é difícil escrever sobre um assunto “na moda” sem cair num inconveniente muito difundido.diferente, falar do assunto de uma maneira particular, segundo uma certa perspectiva política, mas “a moda” está sempre presente engolindo e quase desqualificando antecipadamente o sentido do discurso. A África do Sul está nas primeiras páginas dos jornais há um ou dois anos. Entretanto, o país continua tão desconhecido como no primeiro dia da atual crise que atravessa.
Resumo
Não é minha intenção evocar as causas agudas dessa ignorância feita de preguiça, de desconfiança e afirmações simplistas. Como todo o mundo o sabe, os brancos perversos exploram os negros bonzinhos. Ora, a África do Sul é bem mais do que a prática do racismo, mesmo se este elemento tem um papel simbólico na expressão das relações de força entre os grupos em presença. Sobre esse ponto, seria bastante necessário continuar de maneira mais crítica o trabalho de William B. Cohen ‘ e de M. Cornevin.
Talvez o Coronel Aseo, ao dar-lhe o nome de Candido, tivesse em mente Voltaire. Mesmo que assim não tenha sido, assim passou a ser. Candido Procopio Ferreira de Camargo encarnou a sabedoria como interrogação permanente.
Resumo
Mestre de muitos cientistas sociais de hoje, seu maior ensinamento talvez tenha sido o matiz das afirmações. Vejo-me, por exemplo, usando a palavra talvez em cada frase. Procopio sabia melhor que qualquer outro recusar certezas e nos ensinava, a cada passo, a usar a intuição e a duvidar dela.
Conheci Procopio há cerca de vinte e cinco anos. Eu era professor-assistente na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, trabalhando com Florestan Fernandes. Procopio vinha de outra tradição: Filosofia na São Bento e Sociologia na então chamada Escola Livre de Sociologia e Política.
Resumo
À época havia certa birra entre os “uspianos” e os que vinham de outras escolas. Florestan fizera seu mestrado na Escola Livre e lá recebera a influência da sociologia americana, dita “empírica”, principalmente através de Emílio Willems, o tradutor do Mannheim de Ideologia e Utopia, mas também antropólogo dos “estudos da comunidade” e através de Donald Pierson, epígono da Escola de Estudos Urbanos e Raciais de Chicago. Não obstante, marcava, com força, em
todos nós, a singularidade da USP.
Num ensaio recente, Albert Hirschman propõe uma abordagem realista da democracia na América Latina. Ao invés de esperar que se cumpram os chamados “requisitos da democracia” (crescimento econômico dinâmico, autonomia nacional, maior eqüidade social, menor antagonismo ideológico etc.), seria necessário trabalhar a democracia a partir das condições dadas: explorar o possível, estar atento ao emergente, aproveitar as oportunidades favoráveis, sem menosprezar os avanços parciais.
Resumo
Também o debate latino-americano sobre a democracia revela preocupação com uma nova visão realista 2. No entanto, provavelmente ainda não seja uma perspectiva mais elaborada do que, segundo Yourcenar, vislumbrava um olhar histórico de cinco séculos atrás: que o futuro contém mais eventos do que pode trazer à luz, e que só o acontecimento decide, em última instância, qual desses germes é viável, abrindo-se assim novas possibilidades.