Edição 125 - Volume v. 42 | n. 1 - 2023
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Dossiê / Dossiê
Apresentação: Expansão das facções, mutação dos mercados ilegais
Presentation. Expansion of Factions, Mutations of Illegal Markets
Fernando de Jesus Rodrigues, Gabriel Feltran e Gregório Zambon
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Dossiê / Dossiê
Ordem e progresso: Expansão do mundo do crime e projetos de mobilidade
Order and Progress: Expansion of the Criminal World and Mobility Projects
Adson Ney Amorim e Gabriel Feltran
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Navegar é preciso: As jornadas da cocaína e a expansão das facções pelo Brasil
Navigation is Needed: The Cocaine Journeys and the Expansion of Criminal Groups across Brazil
Isabela Vianna Pinho, Fernando de Jesus Rodrigues e Gregório Zambon
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Dossiê / Dossiê
Família com estatuto: Fraternidades criminais em Maceió (AL) e em São Luís (MA)
Family with Statute: Criminal Fraternities in Maceió (AL) and São Luís (MA)
Ada Rízia Barbosa de Carvalho, Simon Rodrigo da Costa Jara e Nido Farias dos Santos
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Dossiê / Dossiê
Entre facções e clãs: A estruturação do mercado de drogas em Porto Alegre e Córdoba a partir das dinâmicas de suas coletividades criminais
Between Factions and Clans: The Structuring of the Drug Market in Porto Alegre and Córdoba from the Dynamics of Their Criminal Collectivities
Marcelli Cipriani, Nicolas Santiago Lien e Alana Barros Santos
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Artigos / Articles
Um novo gerencialismo democrático e desenvolvimentista
A New, Democratic, and Developmental Managerialism
Luiz Carlos Bresser-Pereira
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Artigos / Articles
A presença do Estado nas organizações de movimentos sociais: Notas sobre a porosidade bilateral
The Presence of the State in Social Movement Organizations: Notes on Bilateral Porosity
Monika Dowbor, Janaina Vargas de Moraes Maudonnet e José Domingos Cantanhede Silva
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Artigos / Articles
Estado e sociedade no Brasil: A tese da mútua constituição e as políticas públicas
State and Society in Brazil: The Thesis of Mutual Constitution and the Public Policies
Marcos Luiz Vieira Soares Filho
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Artigos / Articles
A gramática da violência política: Representações críticas sobre a ditadura militar na década de 1970
The Political Violence Grammar: Critical Representations about the Military Dictatorship in the 1970s
Lucas Pedretti
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Artigos / Articles
Trajetória recente do Sistema de Educação Superior no Brasil: Alguns resultados de um ciclo virtuoso entre 1990 e 2015
Recent Trajectory of the Higher Education System in Brazil: Some Results of a Virtuous Cycle between 1990 and 2015
Márcia Jucá Teixeira Diniz e Marcelo Bentes Diniz
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Sobre o Artista

Dalton Paula nasceu em 1982 em Brasília (DF); mora e trabalha em Goiânia (GO). É bacharel em Artes Visuais e idealizador do Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes, criado em 2021. Em 2022 fez a exposição Rota do Algodão, na Pinacoteca de São Paulo e a individual Retratos Brasileiros, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP). Em 2021 participou da exposição Enciclopédia Negra, na Pinacoteca de São Paulo. No ano de 2020 fez sua primeira exposição individual Dalton Paula: o Sequestrador de Almas, em Nova York, na Alexander and Bonin Gallery. Em 2019, foi um dos cinco premiados da 7ª edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas; e expôs no 36º Panorama da Arte Brasileira: Sertão, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

Em 2018 foi selecionado para a Trienal Songs for Sabotage, do New Museum em Nova York (EUA). Também integrou a 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul – O Triângulo Atlântico, em Porto Alegre (RS). Teve trabalhos na exposição Histórias Afro-Atlânticas (MASP e Instituto Tomie Ohtake). Em 2017 participou da exposição The Atlantic Triangle (Instituto Goethe, Lagos/Nigéria) e no ano de 2016 foi um dos artistas convidados para a 32ª Bienal de São Paulo.

O ensaio visual tem como título Assentar, um conjunto de telas produzidas em 2019, em que o artista dialoga com as pinturas de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), cujas telas retratavam pessoas escravizadas. Dalton suprimiu das imagens os corpos negros, deixando em seu lugar apenas cadeiras com objetos repousados que remetem ao mundo do trabalho e do cotidiano.