Os significados de Junho de 2013: uma resenha crítica da obra de Angela Alonso

Debate, Resenha

Por Marisa von Bülow

19 0ut. 2023

 

ALONSO, Angela. Treze: A política de rua de Lula a Dilma. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

 

O aniversário de uma década do ciclo de protestos de Junho de 2013 tem sido marcado por inúmeras publicações e intermináveis debates, evidenciando que o significado daquele evento continua em disputa, assim como o seu legado. Em meio a esse emaranhado de reflexões e palpites que frequentemente confundem mais do que explicam, destaca-se o livro Treze: a política de rua de Lula a Dilma (Cia. das Letras, 2023), da renomada socióloga Angela Alonso, que funciona como um farol, iluminando o caminho até o fatídico ano de 2013.

O livro contribui de maneira significativa para os debates justamente pela opção metodológica por desentranhar o processo que levou até 2013. Sem dúvida precisamos também de mais e melhores pesquisas sobre a década turbulenta que sucedeu a junho. Mas a obra de Angela Alonso, baseada em anos de pesquisa rigorosa e crítica, é um passo indispensável para compreender a gênese do ciclo de protestos e, portanto, os desdobramentos que se seguiram. O livro acaba, portanto, onde a maior parte das reflexões mais açodadas começam: em junho de 2013.

Ao propor esse olhar no retrovisor de Junho, Angela Alonso desarma duas armadilhas que têm limitado a nossa compreensão sobre os significados do evento. A primeira superestima a sua singularidade, enquanto a segunda explica o pós-Junho a partir de uma compreensão simplista do ciclo de protestos.

A noção de singularidade se refere tanto aos atores como à natureza dos protestos. A surpresa generalizada diante dos acontecimentos seria atribuída ao ineditismo de protestos sem líderes, espontâneos, progressivamente dominados por setores da direita até então desconhecidos. O livro desconstrói parcial ou integralmente cada um desses argumentos. Por meio do mapeamento dos atores organizados a partir de três zonas de conflito (redestribuição, moralidade e violência legítima), Angela Alonso mostra a sua crescente relevância ao longo da década anterior a 2013. À esquerda e à direita, movimentos organizados em torno a cada uma dessas zonas de conflito acumularam desavenças e frustrações com as gestões do Partido dos Trabalhadores. Em 2013, argumenta a autora, “todos os ingredientes (do ciclo de protestos) estavam na mesa. Só faltava acender o fogo” (p. 85). A singularidade de Junho reside, portanto, mais na heterogeneidade dos participantes e na inclusão de atores que há tempos estavam ausentes da rua, do que na ausência de organizações ou no surgimento de novos atores.   

A segunda armadilha é a tentativa de explicar os eventos subsequentes com base nos acontecimentos anteriores, confundindo sucessão temporal com causalidade. Nessa interpretação, Junho de 2013 tende a ser um fenômeno determinante e unidirecional. Em uma versão popular dessa perspectiva entre alguns setores à esquerda, Junho é o “ovo da serpente” (Cantalice, 9/6/2023), do qual nascem a extrema direita, a Lava Jato, a vitória eleitoral de Jair Bolsonaro e a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. Ainda que Angela Alonso não explore diretamente as consequências de Junho de 2013, a obra demonstra, com abundância de dados e detalhes, que o ciclo de protestos foi “um mosaico de diferentes” (p. 15), sem uma direção única.

Alguns talvez critiquem o fato de o livro não ter um argumento que explique de maneira parcimoniosa a ocorrência do ciclo de protestos. Esta resenha não vai nesse sentido. Pelo contrário: ao abraçar a complexidade das causas por trás de Junho de 2013 e rejeitar de forma inequívoca qualquer derivação determinista de suas consequências, o livro permite ir além das buscas infrutíferas de culpados ou heróis.   

Para além dos elogios, no entanto, uma resenha crítica deve também apontar aspectos da obra que poderiam ser mais aprofundados ou com os quais há discordância. Selecionei dois. O primeiro envolve a nomenclatura do campo à direita dos protestos, denominado como “patriota”. Esse nome é parte de um tripé de “estilos” ou “campos”, incluindo também o “neossocialista” e o “autonomista”. De acordo com a autora, essa tipologia não seria uma invenção brasileira. Esses campos estariam presentes também em protestos anteriores ocorridos em outras regiões do mundo.

O meu primeiro incômodo com a tipologia é que ela é baseada em critérios distintos de delimitação das fronteiras dos campos: os neossocialistas são caracterizados pelos tipos de demandas, que estão em sintonia com uma ideologia de esquerda de longas raízes; os autonomistas, por sua vez, são definidos tanto pelos tipos de demandas como pelas críticas às formas organizacionais tradicionais da esquerda e pela defesa do horizontalismo. Ambos refletem disputas ideológicas de longa data dentro da esquerda, ou, como afirma a autora, “estavam em uso global e contínuo” (p. 64).

Por outro lado, os denominados patriotas não têm demandas bem definidas, e nem formas organizacionais claras. São identificados principalmente pelos símbolos pátrios que empunham com orgulho. No entanto, como a autora reconhece, os símbolos nacionais foram utilizados em protestos anteriores por atores distintos (por exemplo, na campanha pelo impeachment de Fernando Collor de Mello) e, após 2013, também foram apropriados por atores diferentes, com sentidos diferentes. Seria simplista dizer que os “patriotas” que estavam presentes na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro de 2023 eram os mesmos que estavam nas ruas dez anos antes. Seria também um erro – que Angela Alonso é cuidadosa em não cometer – associar todos os que estavam de verde e amarelo nas ruas em 2013 à extrema direita e ao autoritarismo.

Além da pluralidade de sentidos políticos que pode representar, o termo patriota não é neutro ou meramente descritivo. Pelo contrário, carrega, para muitos, uma conotação positiva. Quantos brasileiros afirmariam não ser patriotas?

Não há, no entanto, uma solução simples para o problema da denominação do campo. Muitas críticas válidas têm sido feitas às alternativas – “nova direita”, “conservadores”, “fascistas”, ou o termo “gente esquisita” citado no livro. Apesar dos esforços de Angela Alonso (e de inúmeras outras pesquisadoras, cujo trabalho não pode ser devidamente abordado aqui) por pesquisar com rigor esse campo difuso de atores situados à direita, ainda temos dificuldade para compreendê-lo em toda a sua diversidade. Esse continua sendo um desafio aberto.

Um segundo ponto crítico refere-se à ausência de uma discussão sobre o uso das tecnologias digitais como elemento que contribui para explicar o ciclo de protestos. As mídias sociais são mencionadas aqui e ali, em pouco mais de duas dezenas de páginas. No entanto, o tema não é problematizado. Aqui, um breve parênteses: É importante evitar criticar um livro a partir do que o leitor gostaria de ter escrito, ao invés de considerar os objetivos da autora. Também é fundamental admitir que não é possível dar conta, em um só livro, de todos os aspectos de um evento tão complexo quanto o analisado por Angela Alonso. No entanto, em apresentação do livro feita em ciclo de palestras do IESP-UERJ[1], a autora afirmou que não concorda com o argumento de que uma “revolução digital” teria sido o grande vetor do ciclo de protestos. Para apoiar o argumento, destacou que os dados de entrevistas feitas a participantes dos protestos mostram que estes foram para as ruas, em grande parte, com amigos. Não eram, portanto, indivíduos isolados, convocados a partir de mensagens recebidas via mídias sociais.

Não discordo. O meu argumento é que uma coisa não exclui a outra. Não é necessário afirmar que Junho de 2013 foi fruto de uma “revolução digital” para reconhecer que o uso de tecnologias digitais mudou de forma significativa as formas de recrutamento, comunicação e difusão dos protestos. Por exemplo, no que se refere à chamada para os protestos, foi especialmente importante, em Junho de 2013, a ferramenta de criação de páginas de eventos no Facebook.[2] A importância da inserção em redes virtuais não contradiz a relevância das redes presenciais de amigos para explicar a participação. De fato, há uma extensa literatura que demonstra a crescente relevância da hibridização de protestos na década estudada por Angela Alonso. Contraditoriamente, ainda há pouco diálogo entre a literatura que explora os impactos das tecnologias digitais na política e a literatura tradicional sobre protestos e movimentos sociais. Abordar as razões para essa interseção limitada vai muito além do espaço que tenho para esta resenha. Irei apenas mencionar algumas evidências dos impactos que os usos dessas tecnologias tiveram nos protestos de 2013 e de como podem complementar a análise apresentada pela autora.

Do ponto de vista dos campos à esquerda nos protestos, Junho de 2013 mostrou a crescente importância dos coletivos midiaativistas, em especial a Mídia Ninja. A consigna – Sejamos nós mesmos a mídia – levou a uma diversificação até então impensável das fontes de informação, a partir das possibilidades abertas pelas novas tecnologias digitais, com destaque para a cobertura ao vivo dos eventos (e da repressão aos protestos) (Malini e Antoun, 2013). Seu papel é reconhecido na obra de Angela Alonso na página 168, neste belo trecho: “A Mídia Ninja viveu sua glória, com cobertura ao vivo, no miolo do rolo, enquanto a política descia o cacete. A cobertura sem edição, nem pauta, em tempo real, no chão da rua, hipnotizou jovens sem paciência para as coberturas tradicionais de TV… As redes sociais, que já serviam para organização e arregimentação, viraram, então, pátrias de exibição caudalosa e debate frenético dos protestos.”

No entanto, não houve uma apropriação homogênea das tecnologias por parte dos campos neossocialista e autonomista. Tampouco foi uma apropriação crescente ao longo do tempo, como visões mais otimistas sobre o uso de tecnologia digitais poderiam nos levar a crer. Pelo contrário: como Marcela Canavarro (2019) revela, ao longo do mês as páginas do Facebook – a plataforma de preferência à época – ligadas às organizações de esquerda perderam rapidamente visibilidade e engajamento (esp. cap. 6). Ao mesmo tempo, as organizações à direita ocuparam esse espaço, do qual nunca mais sairão. Entretanto, mesmo no campo “patriota” a presença on-line não era tão capilarizada e espontânea como se poderia imaginar. Na verdade, ela estava concentrada em algumas páginas, como a do Movimento contra a Corrupção e a do Nas Ruas (idem, p. 152).

É impossível fazer, aqui, um balanço completo dos impactos do ativismo digital nos protestos. Basta concluir argumentando que uma ontologia do hibridismo (Chadwick, 2013) é coerente com a ênfase na complexidade causal adotada por Angela Alonso. Mas possivelmente a autora argumentará que esse tópico demandaria outro livro – e talvez tenha razão.

A caixa de pandora que foi aberta em 2013 ainda não se fechou. Os conflitos mapeados no livro perduram e ainda dividem a população brasileira. Mais do que nunca, a sociologia política de Angela Alonso é crucial, tanto para alimentar o debate acadêmico como para incitar discussões de mais longo prazo entre atores políticos e sociedade. Ao costurar uma análise fundamentada em extensa pesquisa, humildade intelectual e profundo conhecimento da realidade brasileira, a autora nos leva a repensar o que considerávamos como certezas. Com sua elegância ímpar, Angela Alonso derruba as paredes da Torre de Marfim e se impõe como leitura obrigatória para quem quer compreender os desafios atuais do Brasil.

 

Marisa von Bülow [ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3272-0323] é doutora em ciência política pela Johns Hopkins University e professora adjunta do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Atua na área de ciência política, com ênfase nas relações Estado-sociedade, movimentos sociais, ativismo digital e redes transnacionais. E-mail: vonbulow@unb.br

 

Referências:

Alonso, Ângela. 2023. Treze: a política de rua de Lula a Dilma, São Paulo: Companhia das Letras.

Alzamora, Geane, Tacyana Acre e Raquel Utsch. 2014. Acontecimentos agenciados em rede: os eventos do Facebook no dispositivo protesto, em: Silva, Regina Helena Alves da (org.), Ruas e Redes: dinâmicas dos protestosBR, Ed. Autêntica.

Canavarro, Marcela. 2019. Political mobilization in Brazil from 2013 to 2017: a technopolitical analysis using surveys and social network data mining, tese de doutorado, Universidade do Porto, Portugal.

Chadwick, A. (2013). The Hybrid Media System: politics and power, Oxford: Oxford University Press.

Malini, Fábio e Henrique Antoun. 2013. @internet e #rua: ciberativismo e mobilização nas redes sociais, Editora Sulina.

Cantalice, Alberto. 9/6/2023. Jornadas de Junho: o canto da sereia em: Revista Focus, Fundação Perseu Abramo. <https://fpabramo.org.br/focusbrasil/2023/06/09/jornadas-de-junho-o-canto-da-sereia/> Acessado em 29/8/2023.

 

Notas

[1] O debate, realizado em 5 de junho de 2023, está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=cDf9mURmA_g, acessado por última vez em 31 de agosto de 2023.

[2] Ver, por exemplo, a análise de Alzamora et al, 2014.