Resumo
O artigo analisa o Programa Bolsa Família (pbf) como uma “cadeia de valor da informação” e observa, a partir de elementos colhidos em entrevistas e denúncias, aspectos de justiça de dados e impactos da datificação do programa sobre suas beneficiárias, sobretudo quanto à privacidade e ao gênero. Na análise, são consideradas as dimensões procedimental, de direitos e distributiva ao longo da cadeia de dados que informa e alimenta o PBF.
Palavras-chave
privacidade; justiça de dados; Programa Bolsa Família; proteção social; desigualdade
Abstract
The article analyzes the Bolsa Família Program as an “information value chain” and observes, drawing from interviews and citizen complaints, data justice aspects and impacts of datafication of the cash transfer program for its beneficiaries, in particular regarding privacy and gender. In the analysis, the procedural, the rights-based and distributive dimensions along the information chain that informs and feeds the PBF are considered.
Keywords
privacy; data justice; Bolsa Família Program; social protection; inequality
Resumo
O artigo analisa um conjunto de performances contemporâneas que compõem o repertório discursivo de confronto político hoje. Argumenta‑se que tais práticas permitem vislumbrar características fundamentais da comunicação política hodierna e que a arena dos conflitos sociais existe em permanente transfiguração, sendo impossível compreender os conflitos e seus atores sem um conhecimento adequado dessas próprias transfigurações.
Abstract
The article explores a set of contemporary performances that compose the current discursive repertoire of political contention. It is argued that such practices allow us to grasp fundamental characteristics of modern political communication, and that the arena of social conflicts exists in a permanent transfiguration. It is impossible to understand current conflicts and their actors without adequate knowledge of these shifts.
Keywords discursive repertoires; political contention; internet; memes; hashtags
Resumo
Este artigo contribui para o debate sobre interaçõees socioestatais nas políticas públicas, com foco na assistência social em São Paulo. Argumentamos que o legado histórico não é suficiente para compreensão das dinâmicas atuais. Empiricamente, verificamos a coconstrução de capacidades estatais de regulação e provisão dessa política por meio de análise documental, entrevistas e dados de convênios firmados nas gestões Serra/Kassab e Haddad.
Abstract
This paper contributes to the debate on social-state interactions in public policies, focused on social assistance in S o Paulo. We argue that the historical legacy is not sufficient to understand the current dynamics. Empirically, we verify the co-construction of state capacities for regulation and provision of this policy through documentary analysis, interviews and data from agreements signed during the administrations of Serra/Kassab and Haddad.
Keywords
state-society interactions; state capacities; social assistance; civil society organizations
Resumo
Refletindo criticamente sobre a urbanização periférica contemporânea e sobre a propriedade privada como categoria estruturante dos processos de produção do espaço, o texto parte da atuação de uma empresa privada de mediação de conflitos fundiários para debater a trajetória da política pública de regularização fundiária no Brasil e o papel do Estado como instância reguladora diante daquilo que vem se realizando como política urbana neoliberal.
Abstract
Reflecting critically on contemporary peripheral urbanization and on private property as a structuring category in the processes of space production, the text starts from the performance of a private company that mediates land conflicts in order to debate the trajectory of public policy for land regularization in Brazil and the role of the State as a regulatory instance, in view of what has been taking place as a neoliberal urban policy.
Keywords
land tenure conflicts; land regularization; property; regulation
Abstract
Evaluation of the impacts of recent cannabis regulation policies includes important political dimensions and should not be reduced either to binary verdicts of success versus failure, or to a unidimensional assessment criteria. Based on the Uruguayan case, the article discusses the complexity of evaluating the results of cannabis regulation, assessing, among other aspects, the political dynamics surrounding implementation. In the case presented, the predominance of concerns about crime and public security was a decisive factor.
Keywords
Uruguay; Cannabis Regulation; Policy Evaluation; Public Security; Crime
Resumo
A avaliação dos resultados das recentes iniciativas de regulação da Cannabis tem importantes dimensões políticas e não deve ser reduzida ao binômio êxito versus fracasso, nem a uma abordagem unidimensional em seus critérios. Utilizando o caso uruguaio, o artigo propõe uma reflexão sobre a complexidade dos modos de se avaliar os resultados de regulação da Cannabis, observando, entre outros aspectos, o processo político que lhe conferiu sustentação. No caso em foco, a predominância das preocupaçõees com a criminalidade e a seguran a pública foi decisiva.
Palavras-chave
Uruguai; regulação da Cannabis; avaliação de políticas; segurança pública; criminalidade
Resumo
Investigaram-se as alterações na composição orgânica do capital no setor bancário brasileiro, com foco nos processos de acumulação e centralização. Foram analisados relatórios econômico-financeiros de entidades reguladoras e de institutos de pesquisa. O exame demonstrou que o capital no setor rearticulou-se para diluir os limites à sua expansão, por meio, sobretudo, de alterações nos processos de trabalho, permitidas pela tecnologia.
Palavras-chave
setor bancário; acumulação capitalista; composição orgânica do capital; processos de trabalho; desenvolvimento tecnológico
Abstract
Changes in the organic composition of capital in the Brazilian banking sector were investigated, focusing on the accumulation and centralization process. Economic-financial reports from regulatory entities and research institutes were analyzed. The analysis shows that the capital in the sector has been rearticulated to dilute the limits to its expansion, mainly through changes in the work processes, allowed by technology.
Keywords
banking sector; capitalist accumulation; organic composition of capital; work processes; technological development
Resumo
Este artigo é uma genealogia da crítica que consagrou Alfredo Volpi. O foco da análise recai sobre a década de 1940, quando Mário de Andrade estabeleceu as principais diretrizes para pensar a “Família Artística Paulista”. Nesse momento, eclipsou-se a nacionalidade italiana do artista, bem como as referências estrangeiras em sua pintura. Surgiu então a mitologia do pintor como operário e artesão, que permanece ativa ainda na contemporaneidade.
Palavras-chave
crítica de arte; Alfredo Volpi; Mário de Andrade; modernismo brasileiro; Grupo Santa Helena
Abstract
This paper is a genealogy of the arts critic which consecrated Brazilian artist Alfredo Volpi. The focus is in the 1940’s, when critic Mário de Andrade set the guidelines of the “Paulista Artistic Family”. By then, the Italian origin of Volpi, as other foreign influences in his art, were eclipsed. The myth of the painter who was a worker and an artisan was set, remaining alive until this date.
Keywords
art criticism; Alfredo Volpi; Mário de Andrade; Brazilian Modernism; Santa Helena Group
Resumo
Este texto analisa o filme O filho de Saul (László Nemes, 2015), tomando como objeto de reflexão a relação que seu protagonista estabelece com a morte e com a atividade do pensar na situação de exceção em que se encontra (campo de extermínio; membro do Sonderkommando). Para tanto, destacaremos os movimentos de câmera, em particular, e exploraremos as noçõees de morte/não morte, pensamento e revolta, com base em Agamben, Arendt e Camus.
Palavras-chave O filho de Saul; análise de filme; morte; vida; pensamento
Abstract
This paper analyzes the film Son of Saul (László Nemes, 2015), focusing on how the leading character relates to death and thinking in the exception situation he is (an extermination camp; member of Sonderkommando). For that, we will highlight, in particular, the camera movements and explore the notions of death/non-death, thought and revolt, from Agamben, Arendt and Camus.
Keywords Son of Saul; film analysis; death; life; thinking
No romance O cura de Tours, Honoré de Balzac faz com que o abade Troubert pronuncie a oração fúnebre da senhorita Gamard. O hipócrita abade tem boas razões para vangloriar as virtudes cristãs da defunta solteirona, mesmo se, em segredo, a detesta. Ele exalta desmesuradamente a vida dessa mulher, na realidade medíocre e mesquinha, e a transforma em história épica. “Le tableau de la vie étroite menée par la testatrice”, escreve Balzac, “prit des proportions monumentales”. Aqui beiramos o gênero heroico-cômico, e a desproporção entre a vida da mulher, que o leitor conhece, e a apologia feita a esta por Troubert produz um efeito cômico.
Nascida em São Paulo, em 1961, Dora Longo Bahia é doutora em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com pós-doutorado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Atualmente é professora no Curso de Artes Visuais e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA/USP. Desde 2015, coordena o Grupo de Pesquisa Depois do Fim da Arte que investiga o papel social do artista na contemporaneidade. Participou de diversas bandas de rock experimental, entre elas, Disk–Putas, Verafisher, Maradonna e Cão. Suas obras se desdobram em vários suportes, como pintura, fotografia, vídeo, filme, instalação, performance, disco, livro, entre outros. Desde o final dos anos 1980, quando se graduou em Educação Artística pela FAAP, a artista participa de exposições e festivais nacionais e internacionais, entre eles, em 2019 da Bienal Sur, em Buenos Aires, em 2018, da 9a Bienal de Busan – Divided We Stand, na Coreia do Sul, e em 2017 do 35º Panorama da Arte Brasileira. Em 2019, foi uma das 5 premiadas na 7ª edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça; em 2016, recebeu a Bolsa Zum/IMS e, em 2011, sua tese de doutorado Do campo a cidade foi agraciada com o Prêmio CAPES de Tese na área de Artes e Música.
Black Flag, 2021
Tinta acrílica e caneta à base de água sobre papel
A série Black Flag (Bandeira Preta) apresenta imagens de grupos contemporâneos que lutam contra as condições de vida determinadas pelo capitalismo. Se a bandeira branca representa rendição, a bandeira preta representa resistência. É a bandeira utilizada pelos anarquistas desde pelo menos 1883, quando Louise Michel levantou uma bandeira preta durante uma manifestação contra o desemprego em Paris, aos brados de “pão, trabalho ou chumbo”. Black Flag é também o nome de uma banda de hardcore norte-americana formada em 1976 por Greg Ginn que promovia a ética – e estética – punk do faça-você-mesmo.