Artigo ganha prêmio 2023-24 da Brazilian Studies Association

Editorial

Por Equipe editorial

8 ago. 2025

 

“Sessenta anos do golpe de 1964, que história é essa?”, publicado na Novos Estudos Cebrap 130, ganhou o prêmio 2023-2024 de melhor artigo na área de Humanidades da Brazilian Studies Association (BRASA).

Neste trabalho, Mariana Joffily discute duas tendências da historiografia da ditadura militar que marcaram os sessenta anos do golpe de 1964: a atualização dos debates diante da ascensão da extrema direita e o desdobramento dos trabalhos da Comissão da Verdade na adoção de diferentes escalas geográficas e na inclusão de novas categorias de afetados pela violência do Estado.

A equipe da Novos Estudos Cebrap parabeniza a autora pela premiação. Mariana Joffily é doutora em história social pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

O artigo pode ser acessado abertamente no nosso site ou na nossa página no SciELO.

Atualmente sediada na Tulane University, em Nova Orleans-EUA, a BRASA é um grupo internacional e interdisciplinar que apoia e promove os estudos sobre o Brasil em todas as áreas do conhecimento, particularmente nas Ciências Humanas e Sociais. O grupo se dedica à promoção dos Estudos Brasileiros no mundo todo e, em especial, nos Estados Unidos.

Mais informações sobre a associação e seus congressos podem ser encontradas em: https://brasa.org