Debate 2/05 SESC-CPF e Novos Estudos: cidade, cidadania

Sem categoria

No próximo dia 2 de maio, a pesquisadora de direito Bianca Tavolari e o arquiteto Pedro Arantes refletem sobre a cidade, em especial as grandes metrópoles, desenvolvendo os conceitos de “direito à cidade”, em sua multiplicidade de sentidos, e de cidade-mercadoria, que permite observar na forma urbana brasileira reflexos de sua formação social.

O debate acontece no Centro de Pesquisa e Formação do SESC (Rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista), no âmbito da parceria entre SESC-CPF e Cebrap.

Bianca Tavolari é graduada, mestre e doutoranda em Direito pela USP. Tem a segunda graduação em Filosofia também pela USP. É pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap desde 2010. Foi pesquisadora do Laboratório de Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP de 2014 a 2016. Discute as intersecções entre direito e cidade, com especial atenção para as lutas em torno do direito à cidade.

Pedro Arantes é professor da Unifesp, doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e autor de diversos artigos sobre arquitetura, cidades, políticas públicas, trabalho na construção civil, bem como dos livros “Arquitetura Nova” (2002) e “Arquitetura na era digital-financeira” (2012). Desde 1999 é integrante do grupo Usina, entidade sem fins lucrativos que presta assessoria técnica a movimentos populares na área de habitação e reforma urbana, da qual foi coordenador por 6 anos. Na Unifesp é professor na graduação e pós-graduação no Curso de História da Arte. Pesquisa e atua principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica de arquitetura e arte contemporâneas, políticas e projetos de habitação popular, autogestão e reforma urbana, projeto de equipamentos públicos.

Ricardo Teperman é editor-executivo de Novos Estudos Cebrap.

link para inscrições no SESC-CPF: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/novos-estudos-cidade-cidadania

 

(fotografia da divulgação: Vitor Nisida)