O artigo discute as consequências do fonógrafo na produção, no aramazenamento e na produção de sonoridades. Nesse perspectiva, investiga uma canção de Heitor Villa-Lobos, procurando avaliar em que medida apresenta elementos relacionados ao fonógrafo e qual significado e os efeitos disso.
Este artigo trata do documentário O fim e o princípio, de Eduardo Coutinho, realizado em uma pequena comunidade rural da Paraíba. O filme foi gravado sem pesquisa prévia, privilegiando o encontro com o desconhecido, tendo como cerne entrevistas com pessoas idosas.
Origens da Política Nacional de Participação Social
Adrian Gurza Lavalle, José Szwako
Nesta entrevista, Pedro Pontual, psicólogo e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), expõe a história da elaboração da Política Nacional de Participação Social e discorre sobre as circunstâncias e as dificuldades envolvidas na implementação de um sistema de participação.
Entrevista / Interview
Origens da Política Nacional de Participação Social
Origens da Política Nacional de Participação Social
Este artigo discorre sobre o trabalho do crítico Mário Pedrosa e sua relação com a formação do neoconcretismo no Brasil. Trata ainda de sua produção sobre o artista norte-americano Alexander Calder, da Gestald, e do contexto em que esses textos foram publicados.
Neste excerto de um curso no Collège de France em 1999, Pierre Bourdieu mostra como as opções estéticas e temáticas da arte de Édouard Manet inauguraram uma ruptura com a produção artística de seu tempo e representaram um desafio às normas impostas pelo academicismo conservador e pelo Estado.