Edição 129 - Volume v. 43 | n. 2 - 2024
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Depoimento / Testimony
Caminho compartilhado: discurso feito na cerimônia de recebimento do título de professora emérita do Departamento de Ciência Política da USP
Caminho Compartilhado: discurso feito na cerimônia de recebimento do título de professora emérita do Departamento de Ciência Política da USP
Maria Hermínia Tavares de Almeida
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Trajetórias e ideologias no sindicalismo transnacional: um estudo comparativo a partir da Volkswagen do Brasil (1999-2022)
Trajectories and Ideologies in Transnational Trade Unionism: A Comparative Study of Volkswagen Brazil (1999-2022)
Tarik Hamdan e Lucas Walmrath
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Raça, emprego informal e informalização: uma perspectiva histórica do trabalho no Brasil contemporâneo
Race, Informal Employment and Informalization: A Historical Perspective on Work in Contemporary Brazil
Gustavo Zullo e Pedro Almeida
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Da estratégia individual à mobilização coletiva: construção do sujeito nas trajetórias profissionais de executivos negros
From Individual Strategy to Collective Mobilization: Subject Construction in the Professional Trajectories of Black Executives
Pedro Jaime, Humberto Reis dos Santos-Souza e Audrey Silva Hein
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Cotas para negros, encontro de saberes para indígenas: gramáticas da inclusão étnico-racial no ensino superior
Quotas for Blacks, “Meeting of Knowledges” for Indigenous Peoples: Grammars of the Racial and Ethnic Inclusion in Brazilian Higher Education
Chantal Medaets, José Maurício Arruti e Ana Maria Fonseca de Almeida
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Embates políticos e transações na construção da constituição de 1824
Political Clashes and Negotiations in the Construction of the 1824 Constitution
Júlio César Oliveira Vellozo e Monica Duarte Dantas
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Compra de votos e experimento em lista nas eleições do Rio de Janeiro de 2022
Vote Buying and List Experiment in the 2022 Rio de Janeiro Elections
Felipe Borba, Steven Dutt-Ross e Vinicius Israel
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Variações da alma (quase) selvagem: uma leitura pós-colonial de Vidas secas, de Graciliano Ramos
Variations of the (Almost) Savage Soul: A Postcolonial Reading of Vidas secas by Graciliano Ramos
Alfredo Melo
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Sobre o Artista

“As pinturas apresentadas combinam um conjunto diretamente baseado no universo cinematográfico do diretor russo Andrei Tarkovsky (1932-1986) e outras que tomam como ponto de partida fotografias pessoais. No primeiro caso, Brisa seleciona stills de filmes nos quais identifica enquadramentos em que a composição dos elementos cenográficos e dos objetos de cena oferece o material visual que será retrabalhado na pintura. Essas imagens passam por uma espécie de processo de decantação ou redução que retém apenas alguns elementos selecionados que são transpostos e sintetizados no campo pictórico. Muitos dos objetos reproduzidos nas telas são potes, vasos e outros utensílios domésticos cujas formas constituem o vocabulário básico da porcelana; que serve como ponto de partida para as esculturas da artista (…) Através da pintura, Noronha explora os vazios e a essência das formas, em composições esparsas que prescindem da figura humana e do conteúdo narrativo. Há algo de metafísico nessas pinturas, qualidade enfatizada pelos misteriosos títulos que as acompanham e que não são nada mais do que os textos das legendas que aparecem nos frames selecionados dos filmes de Tarkovsky, constituindo assim uma operação de readymade que adiciona uma certa dose de humor a esses trabalhos por meio do descompasso entre imagem e título” (Trecho retirado do texto “Os ossos do mundo”, escrito por Kiki Mazucchelli).

 

A artista Brisa Noronha trabalha com diversos suportes, como desenho, pintura, fotografia, vídeo, cerâmica e porcelana. Sua pesquisa estabelece-se ao redor da participação ativa da matéria ao longo do processo de criação, com atenção aos caminhos, limites e instabilidades definidas através do contato com cada material. Seus trabalhos estão vinculados à investigação da prática, resultantes de experimentos que aproximam a ação intencional ao inesperado, a ordem ao espontâneo. “Às vezes começo pelo material em si, às vezes começo por um assunto ou proposição a ser desenvolvida e a matéria vai inserindo sua importância no processo, ou até mesmo se tornando o assunto”.