Edição 126 - Volume v. 42 | n. 2 - 2023
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Artigos / Articles
Governança e coordenação no SUS: aprendendo com a pandemia de Covid-19
Governance and Coordinantion in the Brazilian Health Care System: Learning from the Covid-19 Pandemic
Vera Schattan P. Coelho, Gerry Bloom, Rômulo Paes-Sousa, Danilo Cesar Fiore, Ana Luiza Viana, Nelson Ibañez, Glauco Arbix, Guilherme Mello e Mariane Ceron
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Artigos / Articles
State Courts and Covid-19 Policies in Brazil: How Did the Constitutional Review Take Place in the Lower-Level Judiciary?
Tribunais estaduais e políticas públicas de Covid-19 no Brasil: como se desenrolou a revisão constitucional no Judiciário estadual?
Tassiana Moura de Oliveira
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Artigos / Articles
José Pompilio da Hora e o "Racismo no Itamaraty"
José Pompilio da Hora and "Racism at Itamaraty"
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Artigos / Articles
Populismo e democracia: reflexões a partir de Álvaro Vieira Pinto
Populism and Democracy: Reflections on Álvaro Vieira Pinto
Gustavo Hessmann Dalaqua
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Dossiê / Dossiê
A anta e a cosmopolítica: um conto de Guimarães Rosa
The Tapir and Cosmopolitcs: A Tale from Guimarães Rosa
Adalberto Müller
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Artigos / Articles
Memória ou justiça? O conflito entre o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ e a Comissão Nacional da Verdade
Memory or Justice? The Conflict between the Torture Never Again Group/RJ and the National Truth Commission
Barbara Goulart
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Artigos / Articles
Brazilian Performers go beyond the Street: The Queering and artification of Hip Hop
Para além das ruas: rap queer e processo de artificação do hip hop brasileiro
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Sobre o Artista

MARINA CAMARGO é artista visual. Nascida em Maceió, sua formação ocorreu principalmente em Porto Alegre, onde estudou Artes Visuais no Instituto de Artes (UFRGS). Em 2010, recebeu uma bolsa do DAAD para estudar na Akademie der Bildenden Künste (Munique – Alemanha), posteriormente concluindo seus estudos na instituição.

Em 2023, participou da 14º Bienal de Shanghai no museu Power Station of Art (Shanghai, China). Integrou o 37º Panorama da Arte Brasileira (Museu de Arte Moderna, São Paulo, 2022) e a Guangzhou Image Triennial no Guangdong Museum of Art, em Guangzhou (China, 2021). Entre as exposições individuais que realizou recentemente estão A Certa Sombra (Instituto Ling, Porto Alegre, 2023), Onde a Terra dobra (Superfície, São Paulo, 2023) e Cartografías fluidas y otras metarmofosis del espacio (Fundación Giménez Lorente / Universidad Politècnica de València – Espanha, 2022).

A prática multidisciplinar de Marina Camargo está centrada em sua investigação relacionada à representação das coisas ou fenômenos do mundo, marcada por uma noção de deslocamento. Trabalhos relacionados a mapas são uma parte abrangente de sua pesquisa, a partir de onde ela distorce e problematiza representações do espaço frente a narrativas dominantes. Os interesses de Marina se direcionam a histórias ocultadas ou esquecidas, com a intenção de perturbar as narrativas implícitas nessas diversas representações.

O ensaio visual “Distúrbios, fluxos e desdobramentos” reúne uma série de desenhos onde a representação dos continentes é transformada através de distorções, expansões e dobras. As diversas transformações provocadas nas representações do mundo remetem a um questionamento de uma ordem estabelecida