Os economistas Franklin Serrano e Lena Lavinas, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, debaterão as análises recentemente publicadas na revista Novos Estudos Cebrap acerca da economia brasileira entre 2003 e 2016.
Serrano abordará as causas principais da interrupção do processo de crescimento com inclusão social observado em meados dos anos 2000, que, no artigo recém-publicado, escrito em coautoria com Ricardo Summa, denomina “breve era de ouro” da economia brasileira.
Lavinas, por sua vez, refletirá acerca do processo de financeirização em massa que decorreu da política social do período. No artigo publicado com Denise L. Gentil, são apresentados dados de grande relevância acerca da previdência, da saúde e da educação superior, que permitem identificar como os agentes financeiros tornam-se os gestores do social.
Com Franklin Serrano e Lena Lavinas.
Mediação de Rita Palmeira.
Franklin Serrano é economista, doutor em Economics – University of Cambridge (1996). Membro do editorial board – Review of Keynesian Economics (ROKE) e professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lena Lavinas é economista, doutora pelo Institut de Hautes Etudes d’Amérique Latine – Universite Paris III (Sorbonne-Nouvelle). Foi pesquisadora sênior do Ipea e analista sênior na Diretoria de Proteção Social da Organização Internacional do Trabalho. Professora titular do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Rita Palmeira é editora-executiva de Novos Estudos Cebrap.
link para inscrições no SESC-CPF: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/novos-estudos-balanco-critico-da-economia-brasileira-2003-2016
foto: divulgação