Este artigo discute a experiência brasileira dos Conselhos de Saúde. De início, faz uma revisão da literatura que analisa os fatores que contribuem para a “legitimidade democrática” dessas experiências. Em seguida, são apresentados os resultados de um estudo realizado com os Conselhos Locais de Saúde das 31 subprefeituras da cidade de São Paulo. Na conclusão, discute-se, à luz desses resultados, a importância relativa dos diferentes fatores identificados pela literatura como centrais para o estabelecimento da legitimidade democrática desses “novos espaços democráticos”.
Amilcar de Castro é figura-chave do processo que mudou de maneira radical a feição e o conteúdo editorial do Jornal do Brasil no fim dos anos 1950. Na entrevista a seguir, realizada em 1977 e nunca antes publicada,o artista discorre sobre as soluções dotadas para adequar a forma do JB ao novo conteúdo.
A ação sinérgica dos quatro campos científicos e tecnológicos que apresentaram crescimento acelerado nas últimas décadas – nanotecnologia, biotecnologia, tecnologias de comunicação e informação e ciências cognitivas (neurociência) – tem sido intitulada Convergência Tecnológica. Este artigo faz uma revisão das principais discussões que vêm ocorrendo na comunidade científica internacional sobre o seu desenvolvimento e assinala a necessidade de uma abordagem mais ampla que inclua as ciências humanas e sociais e outros atores relevantes na sociedade contemporânea.
O artigo propõe que seja aceito o desafio de recusar a noção de que os seres humanos sejam essencialmente “indivíduos” e que a sua verdadeira essência esteja escondida por “máscaras” impostas com a finalidade de criar uma categoria cuja existência seria essencialmente metafísica:a “sociedade” ou o “grupo”.
A polarização do debate público sobre alimentos transgênicos ultrapassou o ponto em que a controvérsia acarreta um incentivo para a produção de conhecimento empírico capaz de fazê-la avançar, como fica evidente nas disputas travadas dentro da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) desde 1998. O epicentro dessa paralisia reguladora se encontra numa noção restritiva de ciência e de análise de riscos que, segundo Hugh Lacey e Denise Caruso, impede a adequada consideração de riscos para a saúde humana (como alergias) e o meio ambiente (poluição genética, surgimento de superpragas e danos a espécies circundantes). Tal impasse só poderá ser desfeito por iniciativa de setores da comunidade científica que não se encontrem já prisioneiros daquele conceito de pesquisa descontextualizada, sem espaço para investigar questões de sustentabilidade socioambiental.
A biotecnologia contemporânea é um ponto de encontro onde distintos personagens conversam de modo inovador sobre os mais diversos temas. Ao manipular seres vivos para produzir bens e serviços, envolve tecnologias de diversos níveis, como os processos de fermentação e as técnicas de manipulação genética, e se apresenta como um paradigma técnico-científico essencialmente transdisciplinar.
Há muitos anos, em uma festa da cumeeira na casa de um amigo, vendo os homens comerem tudo de tudo, B. se perguntou como podia caber tanta comida em um corpo. Uma imagem da mesma cena com livros sendo oferecidos passou por sua cabeça e ela soube que faria da mesma forma.
Este ensaio questiona o papel que os biotecnólogos têm assumido no Brasil, tanto em sua não-relação com os povos indígenas e tradicionais quanto em sua relação negativa com os ambientalistas e demais setores da sociedade civil. Se prevalecerem somente os interesses da tecnociência e do mercado, é preciso pensar desde já nos possíveis “efeitos colaterais”.
É preciso estimular ações de políticas públicas bem planejadas, constantes e de longo prazo, realizadas em parceria com o setor privado industrial de modo a possibilitar o desenvolvimento tecnológico. Aprovada em 2005, a Lei de Inovação estabeleceu regras para efetivar uma parceria produtiva entre os setores público e privado que pode beneficiar ambas as partes.
A existência ou não de alternativa ao uso de transgênicos capaz de satisfazer a demanda mundial por alimento e nutrientes é uma questão que permanece aberta à investigação científica. A importância dos transgênicos ainda não está bem fundamentada no conhecimento científico disponível, em parte porque as conquistas e o potencial da agroecologia não foram objeto de atenção científica suficiente.
Jurandir foi office-boy do Cebrap por 21 anos, de 1978 a 1999, quando se aposentou. Conhecia-o bem, gostava dele e cheguei a ser seu chefe por alguns meses. E por isso não me é nada fácil falar do amigo. Porque além de tudo eu também admirava o Jura como trabalhador, e fica difícil elogiar um grande funcionário sem trazer à lembrança o famoso “Uma mensagem a Garcia”, texto escrito por Elbert Hubbard em 1899 e que rapidamente se tornou uma espécie de apologia do empregado sempre pronto a levar a cabo, sem pestanejar, as ordens de seus superiores.
O presente ensaio pretende historiar certa tendência da recepção crítica mais recente de Iracema (1865) a centralizar o foco do debate em torno das relações entre mito e história. Também pretende definir um posicionamento perante a discussão, endossando ou questionando algumas das hipóteses inventariadas com argumentos que possam contribuir para o avanço do debate.
Nossa música, rica e moderna, não pode ser integralmente enquadrada em tipologias. Este artigo destaca a importância do material musical e da autonomia nos procedimentos composicionais, e propõe que a compreensão das obras de Egberto Gismonti não pode se restringir aos elementos propriamente “brasileiros” do “nacional-popular”.
Rogério Cezar de Cerqueira Leite e Manoel Régis L. V. Leal
A busca por soluções alternativas para o consumo do petróleo, desde a década de 1970 até hoje,e a preocupação com a poluição ambiental e a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera reforçam cada vez mais a importância da produção comercial dos biocombustíveis. Este artigo analisa a evolução do etanol e do biodiesel no Brasil e examina a tecnologia disponível em direção a um desenvolvimento sustentável.
Artigos / Articles
O Biocombustível no Brasil
O Biocombustível no Brasil
Rogério Cezar de Cerqueira Leite e Manoel Régis L. V. Leal
Inédita na França durante mais de oitenta anos e publicada pela primeira vez em português, esta conferência de Durkheim sintetiza sua proposta de uma educação moral de fundamento laico. Trata-se de documento revelador da dimensão normativa do pensamento do autor, central para a compreensão do conjunto de sua obra.
Ruptura e Construção: A Obra de Gregori Warchavchik
José Tavares Correia de Lira
A obra de Gregori Warchavchik (1896-1972) vem sendo tratada como um esboço de renovação, isolado e ambíguo, sem conseqüências sobre os rumos da moderna arquitetura brasileira. Não é de estranhar que até hoje o arquiteto não tenha merecido um exame minucioso de sua trajetória. Este artigo se detém nos anos de formação do arquiteto russo, na tentativa de melhor situá-lo na história do modernismo brasileiro e do modernismo arquitetônico em particular.
Artigos / Articles
Ruptura e Construção: A Obra de Gregori Warchavchik
Ruptura e Construção: A Obra de Gregori Warchavchik
O artigo analisa obras recentes de ficção ou documentário que acentuaram a presença visual de cidadãos pobres, negros, moradores de favelas e bairros de periferia no cinema e na televisão brasileiros. Ao trazer esse universo à atenção pública, esses filmes intensificaram e estimularam uma disputa pelo controle da visualidade,pela definição de que assuntos e personagens ganharão expressão audiovisual, como e onde, elemento estratégico na definição da ordem (ou desordem) contemporânea.